Autoridades da Saúde discutem encerramento de instituições psiquiátricas para infratores

Autoridades da Saúde discutem encerramento de instituições psiquiátricas para infratores

Encontro reunirá autoridades para discutir impactos que desativação deve trazer aos capixabas

A desativação do “manicômio judicial” volta a ser pauta na próxima semana. Mas dessa vez o assunto será abordado sob a perspectiva da saúde. O secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco, e a diretora da Unidade de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (UCTP) do Espírito Santo, Joania Chiabai, estão entre os convidados da Comissão de Saúde.

O encontro está marcado para terça-feira (30), às 10h30, no Plenário Rui Barbosa. O presidente da comissão, Dr. Bruno Resende (União), questiona os prejuízos que podem surgir em decorrência do encerramento das atividades da unidade, marcado para 28 de agosto. Com a desativação da UCTP, em Cariacica, serão liberadas 57 pessoas com transtornos mentais que cometeram crimes e cumprem medida de segurança no local. A desativação da unidade segue uma diretriz antimanicomial prevista em resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

”Como médico, deputado estadual e presidente da Comissão de Saúde, entendo que precisamos promover um amplo debate sobre a Resolução 487 do CNJ, de fevereiro do ano passado. Essa resolução estabeleceu o fim dos hospitais de custódia e tratamento psiquiátrico em todo o país. É uma decisão de alto impacto, que não foi devidamente debatida com os profissionais da saúde e a sociedade em geral. Por isso estamos promovendo essa discussão”, afirma Dr. Bruno.

Também devem participar o presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM-ES), Fernando Tonelli; representantes do Ministério Público do Estado (MPES); a gerente de Saúde Prisional, Janaina Arenas Cavadas, entre outros convidados.

Audiência pública

A Comissão de Direitos Humanos realiza audiência pública na sexta (3), no centro de Vitória, para discutir acerca do Plano Nacional de Proteção a Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas. O evento tem parceria com o Conselho Estadual dos Direitos Humanos

“Vamos ouvir representantes da sociedade civil, movimentos sociais e defensores de direitos humanos para levantar os desafios na construção do plano nacional. Juntos, buscamos construir um plano robusto que assegure a segurança e o amparo necessário a esses defensores dos direitos fundamentais que estão em situação de risco ou vulnerabilidade”, destaca a presidente do colegiado, Camila Valadão (Psol).

Agenda das comissões*

Segunda (29)

9h – Visita técnica da Comissão de Infraestrutura – obra da Escola Juraci Machado, em Barcelona, na Serra

10h – Reunião da Comissão de Educação – Plenário Dirceu Cardoso

13h30 – Comissão de Finanças – Plenário Dirceu Cardoso

18h10 – Comissão de Proteção e Bem-Estar dos Animais – Plenário Rui Barbosa

Terça (30)

9h – Comissão de Saúde – Plenário Rui Barbosa

10h30 – Comissão de Saúde – Plenário Rui Barbosa

13h30 – Comissão de Justiça – Plenário Dirceu Cardoso

19h – Sessão solene em Homenagem ao Dia dos Ferroviários – Comenda Saturnino Rangel Mauro – Plenário Dirceu Cardoso

Sexta (3)

13h30 – Audiência pública da Comissão de Direitos Humanos – Centro de Vitória

Fonte: Assembleia Legislativa