Balonismo em Pancas inspira projeto na Ales

Balonismo em Pancas inspira projeto na Ales

Proposta reconhece o município como Capital Estadual do Balonismo

O município de Pancas, no noroeste do Estado, famoso por suas montanhas e cachoeiras, poderá ganhar mais um atrativo turístico e ser declarado simbolicamente como Capital Estadual do Balonismo. Para isso, a deputada Raquel Lessa (PP) apresentou o Projeto de Lei (PL) 395/2024.

Segundo ela, a proposta de declarar o município de Pancas como a Capital Estadual do Balonismo representa não apenas um reconhecimento simbólico, mas também traz consigo uma série de benefícios para a região, proporcionando um aumento significativo na visibilidade da região.

“A iniciativa atrairá a atenção de turistas e entusiastas do esporte, promovendo o turismo local e gerando receita para a economia municipal, o que ficou evidenciado no grandioso evento realizado no ano passado. Além do impacto econômico positivo, a lei também pode estimular o desenvolvimento de infraestrutura voltada para o balonismo”, justifica Raquel Lessa.

“A necessidade de instalações adequadas para a prática do esporte, como áreas de decolagem e pouso, poderá impulsionar investimentos em infraestrutura urbana e rural em Pancas, incluindo melhorias em estradas, serviços de hospedagem, restaurantes e outras facilidades que beneficiarão não apenas os praticantes de balonismo, mas toda a comunidade”, complementa a autora.

Além do viés econômico, Lessa elenca outros pontos positivos da proposta. Nos aspectos cultural e educacional, ela projeta que o reconhecimento como Capital do Balonismo pode inspirar a criação de programas educativos sobre a história e os aspectos técnicos da atividade.

Também destaca o estímulo ao empreendedorismo em Pancas com “o surgimento de novos negócios voltados para o setor de turismo e lazer”.Outra expectativa é o fortalecimento do sentimento de comunidade, “unindo os residentes em torno de um objetivo comum e inspirando um maior envolvimento cívico e cultural”.

Tramitação

Os colegiados de Justiça, Turismo e Finanças emitirão parecer ao projeto antes da votação em plenário.

Confira a tramitação completa