Banco do Brasil vai fechar 361 unidades e abrir programas de demissão voluntária
O Banco do Brasil anunciou nesta semana seu plano para “reorganizar ganhos de eficiência operacional”. As medidas do plano incluem fechar 361 unidades da instituição e realizar dois programas de desligamento voluntário de funcionários.
O plano de reorganização planeja desativar 112 agências, 7 escritórios e 242 postos de atendimento, além de converter 243 agências em postos de atendimento e 8 postos de atendimento em agências. Além disso, planeja transformar unidades de negócios em Lojas BB sem guichê de caixa, relocalizar 85 unidades de negócio e criar outras 28 unidades de negócios.
Os planos de demissão voluntário incluem um Programa de Adequação de Quadros (PAQ) e um Programa de Desligamento Extraordinário (PDE). O PAQ busca aperfeiçoar a distribuição da mão de obra, retirando funcionários das unidades com excesso e os relocando em unidades com vagas. O PDE permite demissão voluntária para todos os funcionários do Banco que atendam aos pré-requisitos do programa.
Segundo o banco, as medidas serão plenamente realizadas durante o primeiro semestre deste ano. A economia líquida anual esperada dessas mudanças é de R$ 353 milhões em 2021 e R$ 2,7 bilhões até 2025. A estimativa é de que 5 mil funcionários venham aderir aos dois programas, que são de desligamento.
(Com informações da Agência Brasil).
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.