Biblioteca Transcol é reinaugurada no Terminal de Jardim América e inicia nova fase com acervo ampliado e atividades culturais

Nesta terça-feira (15), o projeto Biblioteca Transcol marcou seu reencontro com os leitores capixabas ao reinaugurar a primeira unidade desta nova fase, localizada no Terminal de Jardim América, em Cariacica. A cerimônia reuniu o governador do Estado, Renato Casagrande, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, além de autoridades estaduais e municipais.
A iniciativa é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e da Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES), em parceria com a OSC Universidade para Todos, selecionada por chamamento público, com apoio da Ceturb/ES. Os recursos são provenientes da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura.
“Cultura não é um luxo, é uma necessidade. É parte da identidade de um povo. O projeto vai permitir que quem viaja no Transcol também possa viajar nas histórias contadas nos livros”, destacou o governador Renato Casagrande.
Já o secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, ressaltou que além do empréstimo de livros, o projeto oferecerá rodas de leitura, contação de histórias, música e poesia: “É um estímulo para as milhares de pessoas que circulam nos terminais todos os dias”.
O diretor-presidente da Ceturb/ES, Marcelo Campos Antunes, frisou o compromisso de promover o desenvolvimento social e cultural: “A nova biblioteca será um espaço de aprendizado e transformação, unindo cultura, educação e mobilidade urbana”.
Para o presidente da OSC Universidade para Todos, Rodrigo Trazzi, o projeto é um dos maiores incentivos à leitura no Espírito Santo: “É um embarque no fantástico mundo da leitura”.
A gerente de Formação, Livro e Leitura da Secult, Ana Laura Nahas, explicou que a nova fase chega com acervo renovado, programação cultural intensa, recursos de acessibilidade e diálogo com o universo digital.
A programação cultural da reinauguração contou com apresentações de slam, estilo de poesia falada, reunindo o slammer paulista Emerson Alcade, vencedor do Prêmio Jabuti, e artistas capixabas como Adrielly Franklin, João Martins, Santz e Ira.
Expansão e novidades
Criada em 2007, a Biblioteca Transcol chegou a operar em todos os terminais da Grande Vitória, mas precisou ser interrompida durante a pandemia, em 2020. Agora, com estrutura modernizada, o projeto deve inaugurar outras oito unidades até setembro — três em Vila Velha, três na Serra e três em Cariacica (exceto o Terminal do Ibes, em reforma).
Entre as novidades estão os livros infantis e a retirada de um exemplar extra por adulto, estimulando novos leitores. As unidades passam a operar em rede, com sistema integrado para gestão de acervo e perfil de leitura.
Acessibilidade também é destaque: os módulos oferecem audiolivros, e-books, fontes ampliadas, estrutura física inclusiva e programação mensal com artistas locais.
Serviço
A Biblioteca Transcol de Jardim América funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. O empréstimo é gratuito, mediante cadastro, com prazo de 20 dias, renovável por mais 10. Inicialmente, cada unidade conta com 600 livros, chegando a mil em breve.

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.