Câmara da Serra: homenagem a Magno Malta com “Comenda Zumbi dos Palmares” gera polêmica

Câmara da Serra: homenagem a Magno Malta com “Comenda Zumbi dos Palmares” gera polêmica

Os vereadores da Câmara Municipal da Serra votaram e aprovaram, durante a sessão desta quarta-feira (07),  a concessão da “Comenda Zumbi dos Palmares” a Magno Malta (PL), senador eleito pelo Espírito Santo no pleito deste ano. A entrega da homenagem está prevista para acontecer no próximo dia 26.

O Projeto de Decreto Legislativo, oriundo da Mesa Diretora da Casa, no entanto, dividiu opiniões acerca da homenagem ao político, isso porque, segundo os vereadores contrários à proposta, o senador não é digno de receber a honraria, especialmente por conta de seu posicionamento controverso acerca de políticas sociais inclusivas voltadas para população negra e para demais minorias.

Foto: Reprodução/ WhatsApp

Após fortes discussões entre os parlamentares, o placar, segundo o painel de votação da Casa, ficou da seguinte forma: 11 votos a favor, 05 contra e 04 abstenções.

“É um escárnio com a memória de Zumbi dos Palmares, pois estamos falando de um senador que defendeu o uso de cloroquina, que espalhou fake news e que faz parte de grupos racistas. Conceder o título a Magno Malta é uma vergonha. Sou contra”, afirmou o vereador Anderson Muniz (Podemos), durante sua justificativa de voto.

O parlamentar foi seguido por sua colega de parlamento Elcimara Loureiro (PP), que também se posicionou contra a homenagem ao político.

“Concordo com o vereador Anderson Muniz. Já declaro que sou contra essa proposta. Ele (Magno) não representa a luta da população negra. Durante anos como senador, nunca fez políticas para as minorias. Na verdade, ele chama políticas, como a de cotas raciais, de ‘mimimi'”, disse a parlamentar.

Entre os vereadores que defenderam, durante a sessão, a concessão do título ao senador eleito, estão Igor Elson, do mesmo partido de Magno, o PL,  Professor Artur (Solidariedade) e Gilmar Dadalto (PSDB), o Raposão.

Igor Elson rebateu seus colegas dizendo ser preciso repensar, segundo ele, o que é realmente minoria. “Não podemos falar daquilo que não conhecemos. Quero pedir aos vereadores e à Mesa Diretora a aprovação dessa comenda e que possamos pensar o que é realmente minoria”, disse.

Na sequência, Professor Artur defendeu a representatividade de Magno para o Estado, tendo em vista, de acordo com o parlamentar, a participação do senador no combate à pedofilia e ao narcotráfico.

“Acho importante lembrar a representatividade do Magno Malta. Foi foi o político que liderou a CPI do narcotráfico, lutou contra pedofilia. Merece, sim, a homenagem”, defendeu.

Já Raposão ressaltou que mesmo não tendo votado em Magno durante as eleições de outubro, acredita que o senador eleito merece receber a homenagem. “Tem que respeitar, porque ele foi eleito pelo povo”, afirmou o vereador.

Magno malta disse, por meio de nota, que não entende o motivo da polêmica criada na Câmara. Leia na íntegra o posicionamento:

Eu tenho um trabalho vasto que direta ou indiretamente tem a ver com a população negra/parda. Inclusive, eu sou preto e não entendo a polêmica criada na Câmara Municipal da Serra. Aliás, entendo! Nunca fiz nada para o movimento negro de esquerda, né? Entretanto, antes mesmo de ser político, eu fundei o Projeto Vem Viver que recupera dependentes químicos e, infelizmente, a maioria dessas pessoas são pretas, por fatores históricos e falta de oportunidades. Mas tenho orgulho de já ter ajudado muitos a voltarem para suas famílias e serem profissionais respeitados. Em suma, nunca fui rechaçado e sempre fui abraçado pelos meus irmãos pretos. E para finalizar, agradeço os votos da maioria e ao proponente pela indicação do meu nome na homenagem.”

A comenda

Em conversa com a reportagem na noite desta quarta, a vereadora Elcimara explicou que a Comenda Zumbi dos Palmares é usada para homenagear cidadãos, empresas e grupos organizados com relevante atuação contra a discriminação racial ou em defesa das minorias, além de ter o objetivo de resgatar a figura de Zumbi e a luta histórica dos afrodescendentes.

 

Fonte: Folha Vitória