Câmara de Cariacica ganha 5 novos vereadores e representação feminina

Câmara de Cariacica ganha 5 novos vereadores e representação feminina

O cartório da 34ª Zona Eleitoral, que fica em Cariacica, refez a contagem dos votos das eleições proporcionais de 2020 no município e definiu os novos vereadores que farão parte da Câmara Municipal.

A recontagem foi determinada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), após a Corte cassar o mandato de cinco vereadores de Cariacica, no último dia 13, eleitos pelos partidos PV, Cidadania e PMN (atual Mobiliza), por fraude à cota de gênero.

O Tribunal considerou que os partidos usaram mulheres para candidaturas “laranjas”, para burlar a cota de gênero que estipula que 30% das candidaturas deve ser de mulheres (ou de homens, se for uma chapa formada apenas por mulheres).

Perderam o mandato, os parlamentares: César Lucas (PV) – que já foi presidente da Câmara –, Marcelo Zonta e Mauro Durval, do Cidadania, além de Juares do Salão e Juquinha, do PMN.

Eles ainda podem recorrer ao TSE, mas como a decisão da Corte Estadual foi para cumprimento imediato, eles deixam o mandato para a entrada de novos parlamentares. São eles:

  • Ronildo Andrade (DC), que teve 2.516 votos;
  • Ilma Siqueira (PSDB), que teve 1.529 votos;
  • Marcos Palinha (PCdoB), com 1.385 votos;
  • Zety Araujo (eleita pelo DEM, está no PSD), com 1.217 votos e
  • Sargento Nunes (Agir), com 764 votos.

A Câmara, que não contava com representação feminina entre os 19 eleitos, passou a ter agora duas vereadoras: Ilma, que já foi parlamentar, e Zety, que é diretora de uma ONG. As duas comemoraram nas redes sociais o resultado da recontagem dos votos.

“Vocês, mulheres, que não se sentiam representadas, vão ter duas mulheres para brigar por vocês, para representar vocês na Câmara Municipal”, disse Zety.

O presidente da Câmara, Lelo Couto (MDB), esteve presente na recontagem dos votos. A posse dos novos vereadores na Câmara está marcada para a próxima quarta-feira (29).

Fonte: Folha Vitória