Câmara de Vitória vota hoje (20) projeto que regulamenta uso de bicicletas elétricas

Câmara de Vitória vota hoje (20) projeto que regulamenta uso de bicicletas elétricas

A Câmara Municipal de Vitória vota nesta terça-feira (20) o Projeto de Lei do vereador Aylton Dadalto que pretende organizar o uso de bicicletas elétricas na capital. A proposta, que gerou polêmica nas redes sociais, não busca proibir o uso do modal, mas sim estabelecer regras para garantir mais segurança e organização no trânsito da cidade.

Em vídeo publicado nas redes, o parlamentar desmentiu as alegações de que o projeto acabaria com o uso das bikes elétricas. “É mentira dizer que queremos proibir. Queremos incentivar o uso, mas com organização. É um modal importante e que precisa de regras”, afirmou.

Aylton destacou que o uso desordenado das bicicletas elétricas já começa a gerar conflitos nas vias públicas. “Muita gente está usando as calçadas ou desrespeitando ciclovias e faixas de pedestres. Precisamos agir com responsabilidade para que todos convivam com segurança”, explicou.

Ele comparou a situação atual com o cenário vivido anos atrás, quando houve mudanças na sinalização de rotatórias e faixas de pedestres, que só passaram a ser respeitadas com campanhas educativas e reordenamento das vias. “Com educação no trânsito e conscientização, o uso pode ser feito de forma segura, sem a necessidade de multas no futuro”, acrescentou.

O projeto será apreciado em plenário ainda hoje, e o vereador conta com o apoio dos colegas para sua aprovação. “Esse é um passo importante para melhorar a mobilidade urbana de Vitória. Conto com o voto dos demais vereadores para a gente avançar nesse tema com responsabilidade”, disse.

Se aprovado, o projeto poderá estabelecer diretrizes para uso adequado de bicicletas elétricas, além de abrir caminho para ações educativas e, futuramente, medidas de fiscalização, se necessário.