Carnaval de Vitória é elogiado em sessão na Ales

Carnaval de Vitória é elogiado em sessão na Ales

Os desfiles das escolas de samba capixabas realizados no último final de semana na passarela do Sambão do Povo, em Vitória, foram destacados em discursos na sessão ordinária desta segunda-feira (13).

Fotos da sessão ordinária

A deputada Camila Valadão (Psol), que é foliã e disse ter desfilado em quatro escolas, afirmou que o sambódromo de Vitória se tornou o terceiro melhor do país, ficando atrás apenas da Marquês de Sapucaí (no Rio) e do desfile da capital de São Paulo.

Camila cobrou mais investimentos do governo do Estado não só nos repasses de recursos financeiros para a Liga das Escolas de Samba do Espírito Santo (Liesges), mas também na melhoria da infraestrutura do Carnaval como um todo, incluindo mais segurança e organização nos desfiles dos blocos de rua na capital e na Grande Vitória.

A parlamentar considerou que, ao contrário dos que veem o Carnaval apenas como “bagunça”, o evento envolve muito trabalho, lembrando que a cadeia produtiva proporciona emprego e renda para muitas famílias, beneficiando em boa parte comunidades carentes.

Entre as pessoas que conseguem ocupação no período, ela citou costureiras que fazem as fantasias, músicos, compositores, seguranças, vendedores ambulantes e operadores de carros de som.

O deputado Denninho Silva (União) também destacou a importância dos desfiles das escolas capixabas e parabenizou o comando da Liesges pelo que considera sucesso na organização do evento.

Denninho citou que a indústria do carnaval pode gerar muito emprego e renda, pois movimenta vários segmentos, e disse que, no caso do Espírito Santo, os desfiles têm se aperfeiçoado a cada ano, o que pode aumentar de forma considerável o número de turistas atraídos pela folia.

Crédito agro

Lucas Scaramussa (Podemos) cobrou a liberação de recursos que, segundo disse, foram suspensos há poucos dias relativos a nove linhas de crédito do agronegócio, afetando inclusive o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o Programa de Financiamento à Agricultura Irrigada e ao Cultivo Protegido (Proirriga).

Scaramussa disse que, para investir, o produtor rural precisa de infraestrutura, logística, segurança jurídica e acesso ao crédito, e a decisão do governo, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), caso não seja revista, causará desestímulo a quem produz no campo.

Eco 101 

Alexandre Xambinho criticou a Concessionária Eco101, que desistiu do contrato de duplicação da BR-101, por estar, segundo relatou, impedindo que a Prefeitura de Pedro Canário (Norte do estado) realize a recuperação asfáltica de trecho que liga um trevo da rodovia até o centro da cidade.

Xambinho considerou a situação absurda, pois, de acordo com ele, as obras no trecho deveriam ter sido feitas pela própria Eco101, mas tudo está parado devido à desistência do contrato de duplicação da rodovia.

O deputado acrescentou que a Eco101 não cumpre a obrigação que seria dela de fazer a recuperação do trecho e nem autoriza o Executivo municipal a fazer o serviço.

 

Fonte: Assembleia Espirito Santo