Com ações da gestão Pazolini Vitória lidera ranking de acesso à Saúde entre todas as capitais em 2025, aponta CLP
A capital capixaba foi classificada como a melhor capital do Brasil em Saúde pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Além do reconhecimento nacional, o município também alcançou o 1º lugar em Saúde entre as 78 cidades do Espírito Santo.
No ranking geral de 2025, a saúde do município ocupa o 4º lugar entre os 418 municípios com mais de 80 mil habitantes, grupo que concentra 60% da população brasileira.
Os indicadores analisados pelo Instituto para classificar as capitais e demais municípios foram: cobertura de atenção primária, cobertura vacinal, e eficiência na gestão dos recursos de saúde.
“Os avanços da saúde pública em Vitória refletem uma política orientada por dados, expansão do acesso e equilíbrio fiscal, tendo o cuidado com as pessoas como prioridade permanente da minha gestão”, comemora o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

“Alcançar o topo do ranking entre as capitais e a liderança no Espírito Santo é o reconhecimento de um trabalho técnico de qualidade, com foco no cuidado às pessoas. Vitória está promovendo uma verdadeira transformação na saúde da cidade”, ressalta a secretária de Saúde, Magda Lamborghini.
Destaques do desempenho
O levantamento nacional reconhece o avanço da capital capixaba no indicador de Acesso à Saúde, alcançando o 1º lugar entre as capitais e 4º lugar entre os 418 municípios avaliados, subindo 18 posições em relação ao ranking anterior.
O resultado reflete um conjunto de conquistas expressivas. Vitória se destaca pelos avanços consistentes na cobertura vacinal, onde subiu 122 posições, e no atendimento pré-natal, com salto de 43 posições.

Na avaliação de Qualidade da Saúde, o desempenho também impressiona: a capital alcançou taxa zero de mortalidade materna, um marco que evidencia o compromisso com o cuidado e a eficiência dos serviços prestados à população.

Jornalista, publicitário e estrategista de marketing político. Diretor do Consórcio de Notícias do Brasil, apresentador do CNBCAST e autor do livro “Manual do Candidato Vencedor”, referência em narrativas e estratégias eleitorais.




