Comissão da Assembleia Legislativa Debate a Saúde Pública em Guarapari

Comissão da Assembleia Legislativa Debate a Saúde Pública em Guarapari

A rede pública de saúde de Guarapari foi tema de reunião na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (12). A Comissão de Saúde recebeu gestores do município para tratar do fluxo de urgência e emergência e de procedimentos eletivos, ou seja, exames e cirurgias que geralmente são programados.

A reunião foi presidida pelo deputado Dr. Bruno Resende (União) e contou com a presença dos deputados Hudson Leal (Republicanos), Pablo Muribeca (Patri) e Zé Preto (PL), que solicitou o encontro. Os deputados receberam a secretária municipal de Saúde, Alessandra Albani, e a diretora da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, Ludimila Mareto de Almada.

Atendimento na UPA

Zé Preto explicou que solicitou a reunião porque recebeu muitas reclamações sobre a demora no atendimento da unidade. Segundo a diretora da UPA de Guarapari, o tempo de atendimento está dentro do previsto em lei. “Nosso tempo de atendimento dentro da classificação verde, que são pacientes sem risco de morte, é de uma hora e meia. Esse tempo está dentro das normas. O que acontece é que se dá a prioridade de acordo com os riscos do paciente”, explicou Ludimila.

A UPA de Guarapari possui 16 leitos, sendo dois de emergência. A unidade conta com atendimento em ortopedia, realiza pequenas cirurgias, tem urgência odontológica, ambulatório e farmácia. A equipe também explicou que a rede de saúde de Guarapari é de atenção básica. “Nós recebemos financiamento para atenção primária. Ainda assim, conseguimos oferecer serviços para além disso, como a própria ortopedia e as pequenas cirurgias. Tudo isso para que o munícipe não precise ir para Grande Vitória nesses casos”, reforçou Alessandra Albani.

Desafios

O presidente do colegiado falou sobre o financiamento da área. “O financiamento da saúde compete às três esferas: municipal, estadual e federal. Nós sabemos que nem tudo compete ao município. Mas precisamos entender quais são as deficiências e como ampliar esse atendimento”, destacou Dr. Bruno.

Outro desafio é a demanda flutuante. “A população de Guarapari é de cerca de 128 mil habitantes. Mas nós temos uma população flutuante. Em alta temporada, essa população aumenta muito e a demanda também. É um desafio muito grande para a gestão da saúde”, explicou Alessandra.

Hospital em construção

O cidadão que precisar de um atendimento de maior complexidade pelo SUS em Guarapari é encaminhado para a rede de referência, na Serra, Vitória ou Vila Velha. Promessa de melhoria na rede local, os deputados falaram sobre o novo hospital de Guarapari, que está em construção na cidade.

A gestão do hospital será feita por meio de um convênio com o Hospital Materno Infantil Francisco de Assis (Hifa). Os serviços desse hospital serão transferidos para a nova instalação e existe previsão de ampliar as especialidades médicas. O deputado Zé Preto reclamou da falta de informações claras sobre esse investimento.

“Guarapari precisa de um hospital para ontem! Mas a gente não consegue entender quando esse hospital será inaugurado, o que será ofertado, quem vai financiar… Não sabemos nem se vai ser necessário fazer emendas ao orçamento. Precisamos de mais clareza”, disse o parlamentar.

Fonte: Ales