Comissão de Proteção ao Meio Ambiente da Ales propôs debate sobre os afetados por barragem da Samarco

Comissão de Proteção ao Meio Ambiente da Ales propôs debate sobre os afetados por barragem da Samarco

A Comissão de Proteção ao Meio Ambiente da Assembleia Legislativa (Ales) decidiu realizar audiência pública para atualizar as informações sobre o processo de reparação do crime ambiental provocado pelo estouro da Barragem de Fundão, da mineradora Samarco, em novembro de 2015, em Mariana (MG). A deliberação ocorreu nesta quarta-feira (21), em reunião ordinária no Plenário Rui Barbosa.

O encontro deve acontecer no dia 06 de julho. O pedido de audiência foi feito pela deputada Iriny Lopes (PT), que quer informações oficiais sobre a situação da reparação dos atingidos no Espírito Santo pelo estouro da barragem. Segundo a petista, há informações não oficiais sobre o andamento das negociações, inclusive, que revelam a assinatura de um acordo, previsto para este ano.

Iriny comentou que o assunto é urgente e que apesar de a Casa ter uma Frente Parlamentar para fiscalizar as ações da Fundação Renova, ainda não ocorreram reuniões de trabalho. Para ela, é preciso saber os termos do acordo previsto e qual é a reparação para o Estado do Espírito Santo e seus atingidos.

Diante da total falta de informações oficiais, a deputada entende que deve ser ouvido o governo estadual, a Fundação Renova, as empresas envolvidas e os atingidos pelo crime ambiental.

Por sugestão do presidente da Juntos SOS Espírito Santo Ambiental, Eraylton Moreschi, a comissão também vai convidar os pesquisadores que investigam os impactos da tragédia da barragem no bioma ao longo do Rio Doce e nos ribeirinhos da região.

Cesan

A presença do diretor presidente da Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan), Munir Abud, convocado pelo colegiado para esta reunião, ficou para o dia 6 de julho, a pedido de Abud. Ele foi chamado para prestar esclarecimentos sobre a recorrente falta de água e da água com lama que vem sendo fornecida em vários municípios da Grande Vitória. A questão já foi assunto de discurso de vários parlamentares na tribuna da Ales.

Moreschi propôs que também seja convidado o secretário de Desenvolvimento Urbano e de Meio Ambiente do município da Serra, Cláudio Denicoli, para relatar o trabalho de saneamento que vem sendo realizado no município.

Presença

Além dos citados, fizeram parte da reunião o presidente da comissão, deputado Gandini (Cidadania); o subsecretário de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Seama) Robson Monteiro dos Santos; o gerente de Recursos Hídricos da Seama, Fernando Schettino; e a chefe da Divisão de Água e Esgoto do município da Serra, Lizandra Broseghini Soëger.

Fonte:Ales