Concurso da Ales reúne candidatos de todo o país no primeiro dia de provas

Concurso da Ales reúne candidatos de todo o país no primeiro dia de provas

O primeiro dia de provas do concurso público da Assembleia Legislativa (Ales) acontece neste domingo (14), reunindo pessoas de todo o país que buscam vagas para os cargos de Analista e Consultor Legislativo. Ao todo, mais de 5 mil candidatos foram distribuídos em quatro locais, sendo dois na capital Vitória, um em Cachoeiro de Itapemirim e outro em Linhares.

A aplicação das provas objetivas começou às 9h15 e terminou às 12h45. Para o cargo de Consultor Legislativo, ainda haverá prova discursiva no período da tarde, das 15h15 às 17h15.

Abstenção provas objetivas

Dados preliminares da banca IBGP apontam um índice de abstenção para a primeira prova em torno de 28%, considerando os totais de 5312 chamadas e 1463 ausentes para as provas objetivas (da manhã).

Provas em Vitória

Pela manhã, os portões foram abertos às 8 horas e fechados às 9 horas. Desde cedo, os candidatos começaram a chegar aos locais, muitos deles com antecedência, seguindo a recomendação da banca organizadora para evitar atrasos. Em Vitória, a movimentação foi tranquila, com acesso organizado e apoio das equipes de fiscalização.

A advogada Nicole Araújo falou da motivação para estudar e participar do concurso.  “O que me fez ter interesse em fazer a prova foi a questão do plano de carreira da Assembleia, que é muito interessante. E principalmente porque eu sou capixada, então ficar no Estado é uma prioridade”, afirmou.

Vinda de Pernambuco para concorrer a uma vaga de Consultor Legislativo, a policial penal Deborah Oliveira destacou a busca por uma nova oportunidade no serviço público. “Estou muito confiante. Eu já venho estudando. Já sou policial penal, servidora pública, e estou querendo buscar uma nova oportunidade”, disse. Mesmo confiante, ela reconheceu o nervosismo típico do dia da prova. “A ansiedade está lá em cima. A gente nunca acha que estudou o suficiente”, comentou, enquanto fazia uma última revisão do conteúdo antes de entrar no local de prova.

Já a arquiteta Nathália Sodré explicou que o concurso representa a possibilidade de conquistar um cargo efetivo. “A Assembleia apresenta bons benefícios, bons planos de carreira. É muito interessante a carreira no serviço público, especificamente no legislativo. Então, vamos tentar”, avaliou.

Ela ressaltou a importância do concurso público para garantir um serviço público qualificado e fortalecer a entrega de resultados à população. “A banca é muito criteriosa. Mas acho que os resultados serão muito bons. De maneira geral, é bom ter um serviço público qualificado, entregar isso para o cidadão. E o concurso público é a melhor forma de garantir isso”, destacou.

Cachoeiro de Itapemirim

O primeiro dia de provas do concurso  da Ales foi realizado neste domingo (14), em Cachoeiro de Itapemirim, com aplicação na Faculdade Multivix. A primeira etapa do certame, destinada aos cargos de Analista Legislativo e Consultor Legislativo, transcorreu dentro da normalidade, sem registro de intercorrências relevantes e com fluxo tranquilo de candidatos.

A realização das provas em polos regionalizados, como Linhares, no Norte, e Cachoeiro de Itapemirim, no Sul, cumpre um papel estratégico para ampliar o acesso dos candidatos. A descentralização facilita a participação de quem mora distante da Grande Vitória, reduz custos com deslocamento e estadia e ainda atende candidatos de outros estados. No caso de Cachoeiro, por exemplo, o polo serve como alternativa mais viável para inscritos que residem em regiões próximas de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

Alessandra de Souza da Costa Pereira é de Visconde de Rio Branco, Minas Gerais, e prestou a prova para Analista Legislativo em Cachoeiro. “O cargo é bom e o Espírito Santo é bom, né? Estamos no litoral! Estudo foi bom e acredito que vai dar certo! Já morei no Espírito Santo, quero voltar e quem sabe com esse concurso da Ales eu volto”.

O norte fluminense também marcou presença. A estudante de Direito Kayllani Aguiar, de Bom Jesus de Itabapoana (RJ), estava ansiosa. “Um concurso público muda a vida de qualquer pessoa, nos dá estabilidade financeira. Passar seria a realização de um sonho”. Já Anderson Nascimento, morador e servidor municipal em Campos dos Goytacazes (RJ), tentou a prova para Consultor na área de Saúde. “Já passei em vários concursos e agora veio a oportunidade de fazer o concurso da Ales e ter a estabilidade garantida é muito importante, além de exercer sua função com autonomia e sem depender de indicação”.

Linhares

Em Linhares, na região Norte do Espírito Santo, 282 candidatos estavam habilitados para o primeiro dia da prova, que foi aplicada na Faceli. Entre os concorrentes estava o funcionário público Maxwel Almeida Dias, que trabalha na prefeitura de Mucuri, na Bahia, e viu na prova da Ales uma nova oportunidade.

“Eu já tenho o costume de fazer alguns concursos. Durante as minhas pesquisas, vi o concurso da Ales e vi que era uma oportunidade. Vou fazer a prova para o cargo de Consultor Legislativo e estou confiante”, explicou Maxwel.

Depoimentos após a prova objetiva

Na saída da prova objetiva, candidatos avaliaram o nível das questões e falaram sobre a expectativa após o encerramento da primeira etapa. “Foi uma prova um pouco complexa, mas já estava esperando por isso, por conta de um concurso a nível estadual, que já há muitos anos não acontecia. Mas foi o esperado, me preparei conforme estava no edital e foi o que já estava na prova mesmo”, afirmou a enfermeira Mariane Geremias, candidata ao cargo de Consultora Legislativa.

Ao comentar a expectativa pelo resultado final, Mariane destacou a concorrência e a busca por estabilidade no serviço público. “Estou bem ansiosa, tem muita gente aqui  concorrendo. E o concurso dá estabilidade para a gente, muitos benefícios. Então a gente fica um pouco ansiosa na esperança de conseguir passar, mesmo que sejam muitas pessoas concorrendo ao cargo”.

As provas para cargos de nível superior reuniram concorrentes de diferentes áreas, que destacaram a importância do concurso para o fortalecimento do serviço público. “Concursos públicos são muito importantes para o serviço público porque garantem profissionais efetivos e mais qualificados. Quando você faz um concurso público, você exige mais da pessoa no processo seletivo, você no final acaba com um profissional que pode oferecer mais para a sociedade”, comentou o candidato ao cargo de Consultor Legislativo, Douglas Alvin.

Agregar

Atual diretor-geral da Ales, Miguel Pedro Amm Filho é servidor efetivo da Ales e acompanhou a realização do concurso neste domingo, enviando uma mensagem de apoio aos candidatos.

“A mensagem que eu posso passar para quem quer ser servidor é para não desistir. É muito bom, muito prazeroso, muito enriquecedor ser funcionário do Poder Legislativo do Estado do Espírito Santo. A Assembleia é uma casa que dá oportunidade para o servidor, com bons salários a nível de mercado e esse concurso vai trazer pessoas que vão agregar e melhorar ainda mais os serviços prestados”, opinou.

Gabarito preliminar

O gabarito preliminar das provas objetivas deve ser divulgado neste domingo a partir das 20h, no site oficial do IBGP, na área do concurso. E o prazo para apresentação de recursos contra questões da prova objetiva será nos dias 15 e 16 de dezembro. Já o gabarito pós-recursos deve ser liberado no dia 05 de janeiro de 2026.

Os candidatos devem acompanhar todas as publicações oficiais no site do IBGP Concursos, onde ficam disponíveis editais, cronogramas, gabaritos, resultados e comunicados.

Fonte : Ales