Convenções fazem definições neste final de semana

Convenções fazem definições neste final de semana

As convenções marcadas para o final de semana – sexta (29), sábado (30) e domingo (31) – prometem. É o último final de semana antes do fim do prazo (5 de agosto) para a realização dos eventos e envolvem muitas legendas que ainda estão com pendências com relação a candidaturas, coligações e apoios.

Ontem (28), ocorreu a convenção da federação PSDB-Cidadania que confirmou o ex-senador Ricardo Ferraço (PSDB) como vice na chapa de Casagrande e também o apoio à senadora Rose de Freitas (MDB), na disputa à reeleição.

Nesta sexta-feira (29), está marcada a convenção do Podemos, às 19h na Câmara de Vila Velha. O partido precisa definir se vai mesmo lançar a candidatura ao Senado de Coronel Ramalho, que teria de ser avulsa, uma vez que o partido está na base do governador e a chapa do governo deve apoiar a senadora Rose de Freitas (MDB).

No sábado (30) serão oito convenções, dos partidos: PL, PP, PSC, Psol, PSTU, PTB, Rede e Solidariedade. Alguns eventos em conjunto, como Rede, Psol e Solidariedade.

A expectativa é que os eventos respondam a algumas indefinições na eleição: PL vai ter mesmo candidato ao governo e ao Senado? O PP vai mesmo fechar com o governo do Estado? A quem irá apoiar para o Senado? Para onde vai o PSC após o deputado Erick Musso (Republicanos), aliado do partido, retirar candidatura ao governo? Psol vai pedir votos para Audifax (Rede)? PTB vai indicar o vice de Manato (PL)? Solidariedade se mantém com Audifax?

No domingo (31), oito legendas também marcaram seus encontros partidários: Republicanos, PSD, PSB, PRTB, Pros, PMB, MDB e DC. O governador Casagrande (PSB) será confirmado candidato à reeleição, mas também há questões a serem respondidas: Republicanos vai continuar com o apoio do PSC e do Patriota? PSD vai mesmo dar legenda ao pré-candidato ao governo Guerino Zanon? Pros vai fechar com quem? MDB terá chapas de estadual e de federal?

As atas das convenções devem ser enviadas à Justiça Eleitoral até 24 horas após os eventos, mas há possibilidade de retificação até dia 15 de agosto.

Confira abaixo a tabela atualizada com a data das convenções partidárias: