Deputada defende ações de prevenção ao suicídio
Janete de Sá aponta a necessidade de acolher pessoas com quadros psiquiátricos e apoiar iniciativas voltadas para a saúde mental
A deputada Janete de Sá (PSB) fez um alerta em discurso remoto na sessão ordinária virtual desta terça-feira (17) sobre o aumento dos casos de suicídio em todo o país, principalmente entre as pessoas mais jovens.
Sem citar fontes, ela afirmou que há constatação de forte aumento dos registros, destacando a importância do Setembro Amarelo – mês dedicado a campanhas de conscientização sobre a importância da prevenção contra o suicídio.
“O Setembro Amarelo é uma demonstração de que estamos abertos para ouvir e encorajar quem está sofrendo, pensando em tirar a própria vida”, refletiu.
A parlamentar acrescentou que muitas vezes as pessoas não percebem quando alguém próximo está deprimido, sofrendo alguma agonia, numa sociedade marcada por preconceitos e discriminações, além do desafio de cada um para sobreviver.
Ônibus do abraço
Janete de Sá ainda citou a Lei 12.189/2024, proposta por ela, que declara de utilidade pública em todo o Espírito Santo a Associação Ônibus do Abraço. A entidade sem fins lucrativos desenvolve desde 2016 diversas ações de apoio emocional visando diminuir os casos de suicídio e de automutilação.
Em um ônibus amarelo, colaboradores da associação, que dispõe de psicólogos e assistentes sociais, fazem o trabalho de escuta e orientação em escolas, empresas e locais públicos. O veículo é o instrumento para os trabalhos voluntários desenvolvidos na área de saúde mental, auxiliando a população no tratamento de doenças psicossomáticas.
Racismo em Colatina
Já o deputado Sergio Meneguelli (Republicanos) pediu um basta ao racismo na sociedade brasileira ao repercutir caso envolvendo discriminação racial durante realização de jogos estudantis em Colatina.
Os supostos ataques, que estão sendo investigados, ocorreram na quinta-feira (12), e teriam partido da torcida do Ifes Itapina a um atleta do Colégio Marista, na semifinal do futsal masculino.
A Comissão Disciplinar dos Jogos, em conjunto com a Direção Geral e o Ifes Campus Itapina, decidiu eliminar todas as equipes do Instituto Federal da atual edição da competição. A decisão foi anunciada na tarde de sexta-feira (13).
“Temos de ficar atentos a esse fenômeno que vem ocorrendo com frequência nos estádios de futebol e, agora, migrando para competições esportivas dentro do ambiente escolar”, advertiu o parlamentar.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui