Deputado federal Messias Donato protocola moção contra boicote do Carrefour e exige posicionamento do Ministério da Agricultura

Deputado federal Messias Donato protocola moção contra boicote do Carrefour e exige posicionamento do Ministério da Agricultura

O deputado federal Messias Donato, membro da Frente Parlamentar do Agro (FPA), protocolou requerimento de informação ao Ministério da Agricultura e moção de repúdio devido às ações de boicote da empresa francesa Carrefour à importação da carne brasileira e dos demais países do Mercosul.

“É lamentável e totalmente inaceitável a decisão das redes varejistas francesas Carrefour e Les Mousquetaires de boicotar a compra de carnes brasileiras, medida que prejudica injustamente os produtores brasileiros”, pontua o parlamentar na moção repúdio.

Ele destaca o reconhecimento internacional que o Brasil tem por ser um dos maiores exportadores de alimentos e “desempenhar papel fundamental na segurança alimentar global”. “As medidas adotadas pelo setor agropecuário brasileiro incluem avanços tecnológicos, rastreabilidade, cumprimento das normas ambientais, além de uma legislação rigorosa que penaliza práticas irregulares”, complementa.
Para o capixaba, é necessário diálogo franco entre as partes e “que decisões como esta apenas prejudicam a relação comercial entre as nações e enfraquecem a confiança mútua necessária para o enfrentamento de desafios globais, como a segurança alimentar e as mudanças climáticas”.

REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES

Ao Ministério da Agricultura e Pecuária, Donato questiona:
  • Além de Carrefour e Les Mousquetaires alguma outra rede de supermercados francesas e de outros países europeus anunciaram ou estão implementando boicote à carne proveniente do Brasil e dos demais países do Mercosul?
Quais medidas o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento está tomando, ou pretende tomar, para mitigar os impactos desse boicote nas exportações brasileiras e no setor agropecuário nacional?
  • Existe algum diálogo aberto entre o governo brasileiro e o governo francês, ou com a União Europeia, para resolver a situação? Se sim, quais os resultados obtidos até o momento?
  • Quais impactos econômicos já foram identificados no setor de exportação de carne devido a esse boicote, e quais são as projeções de perdas econômicas caso ele continue?
  • Qual é o valor estimado das perdas financeiras nas exportações de carne brasileira devido à iniciativa de boicote promovida pela rede Carrefour?
  • Quais são as regiões mais dependentes das exportações de carne para o mercado francês, especificamente, e que, portanto, sofrem maior impacto com o boicote?
  • Existe alguma estimativa sobre a quantidade de empregos diretos e indiretos que poderão ser impactados caso o boicote persista?
Na justificativa o deputado afirma que o requerimento “busca maior transparência sobre as ações do Ministério da Agricultura diante dessa situação e visa compreender as estratégias adotadas para mitigar os impactos econômicos e sociais do boicote.
Ele também ressalta que o governo brasileiro precisa estar “preparado para defender os interesses do agronegócio nacional, garantindo que os produtos brasileiros, incluindo a carne bovina, continuem a ser aceitos nos mercados internacionais com base em critérios justos, técnicos e que respeitem os esforços já empreendidos pelo setor para melhorar suas práticas ambientais e sanitárias”