Deputados aprovam reestruturação de carreiras da Fames
Com aval da Assembleia, novas remunerações pagas aos professores da Faculdade de Música se aproximam do magistério estadual
Por unanimidade, 28 deputados estaduais aprovaram nesta terça-feira (10) a reorganização dos cargos e das carreiras da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). Conforme o Projeto de Lei Complementar (PLC) 35/2025, do Executivo, a proposta tem o intuito de aproximar a remuneração do quadro docente da instituição à remuneração do magistério estadual.
A matéria foi analisada em regime de urgência, durante sessão extraordinária. Na reunião conjunta das comissões de Justiça, Cultura, Educação e Finanças, o relator foi o deputado Mazinho dos Anjos (PSDB) que defendeu a pertinência da matéria, protocolada em dezembro na Casa. Mazinho destacou o projeto como importante para os professores, ao aproximar o quadro docente da Fames ao magistério estadual.
O presidente da Ales, deputado Marcelo Santos (União), reconheceu a importância da Fames e do quadro de servidores e enfatizou que a Assembleia “jamais será entrave para votar qualquer matéria que vise principalmente valorizar servidor”, mas tratará com responsabilidade todas as tramitações na Casa.
“Recebemos os servidores junto com o sindicato e deixei muito claro, sobre as matérias que tramitam nesta Casa, a Assembleia não é um Poder carimbador. Tem matérias do Executivo paralisadas há dois anos, há mais tempo. A gente se move pela discussão, pela relação, pela importância do projeto, que também é afirmada por quem demanda ele”, lembrou.
A deputada Iriny Lopes (PT) também repercutiu a importância do diálogo e citou a reunião. “Deixamos bastante claro que esta Casa está aberta para dialogar sempre”. Para a petista, em muitos casos o Legislativo pode se posicionar apenas no mérito, mas em outros casos precisa se colocar como negociador da pauta. Iriny defendeu que a matéria faz justiça aos professores ao reconhecer a qualidade do serviço que é prestado. “A Fames é a única universidade pública do ES e queremos mais”.
Diversos deputados, durante a votação nas comissões, reconheceram a importância e a qualidade da instituição.
O PLC 35/2025 reorganiza os cargos e as respectivas carreiras da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). Pelo projeto, as carreiras serão reestruturadas em 15 referências (atualmente são 16), com percentual de progressão de 2% e com efeitos financeiros retroativos a 1º de junho de 2025.
Foto: Kamyla Passos

Jornalista, publicitário e estrategista de marketing político. Diretor do Consórcio de Notícias do Brasil, apresentador do CNBCAST e autor do livro “Manual do Candidato Vencedor”, referência em narrativas e estratégias eleitorais.





