Deputados avaliam 2024 e reforçam união com Poderes e instituições

Deputados avaliam 2024 e reforçam união com Poderes e instituições

Sob a liderança de Marcelo Santos, último almoço dos Parlamentares no ano destacou protagonismo da Casa como espaço de diálogo e participação ativa no desenvolvimento do estado

No último encontro do ano, o tradicional almoço mensal dos deputados, promovido pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo, foi mais do que um momento de confraternização. Realizado nesta segunda-feira (2), o evento reuniu parlamentares e representantes de instituições e demais Poderes, consolidando um diálogo que fortalece a parceria institucional e beneficia o desenvolvimento econômico e social do estado.

A Assembleia Legislativa tem assumido um papel de destaque ao ir além de suas funções legislativas. Sob a gestão de Marcelo Santos (União), o Parlamento capixaba tornou-se um canal ativo de escuta das comunidades e articulação entre diferentes setores. Durante os encontros, deputados estaduais e representantes de entidades da sociedade e dos demais Poderes discutiram estratégias e ações conjuntas.

Entre as autoridades presentes estavam o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES), desembargador Samuel Meira Brasil; o presidente do Tribunal de Contas (TCE-ES), conselheiro Domingos Augusto Taufner; o defensor-público geral, Vinícius Chaves de Araújo; o secretário-chefe da Casa Civil, Júnior Abreu; o procurador-chefe do Ministério Público de Contas, Luciano Vieira; e o procurador-geral de Justiça,

Francisco Berdeal.

Marcelo Santos, presidente da Assembleia e organizador da série de almoços agradeceu e destacou a importância de uma relação harmoniosa e independente entre os colegas e demais poderes.

“Estamos vivendo um momento em que o Espírito Santo é exemplo para o Brasil. Contas equilibradas, segurança jurídica e uma administração baseada em diálogo e parceria nos permitem avançar no desenvolvimento que o povo capixaba espera de nós. Cada um cumprindo seu papel constitucional, mas sempre com foco na união e no bem-estar da nossa população”, pontuou o deputado.

O desembargador Samuel Meira Brasil também enfatizou o impacto positivo dessa parceria. “É bom ser presidente do Tribunal em um momento de estabilidade e crescimento como este, fruto da harmonia e respeito entre os poderes e instituições.”

Francisco Berdeal completou dizendo que o evento simboliza a união que reflete o Espírito Santo de hoje. “Cada instituição na sua área, mas com o mesmo objetivo: o bem do nosso estado.”

A atuação da Ales foi elogiada também por Vinícius Chaves, que destacou a aprovação de projetos fundamentais para a Defensoria Pública. “Eu vim agradecer a esta Casa e aos seus deputados, pelo mais importante projeto da história da nossa Defensoria, que foi votado aqui, nesta Casa, que foi a autonomia da nossa Defensoria, nos dando ainda condições de lutar pelos direitos dos cidadãos capixabas, muito obrigado Assembleia.”

Já Junior Abreu ressaltou a agilidade do Legislativo ao atender as demandas do Governo. “Agradeço a essa Casa, porque todos os projetos que o Governo enviou, a Casa entendeu que era para o bem do povo capixaba, e votou numa velocidade jamais vista, dando resposta aos anseios do povo capixaba”.