Deputados: Câmara Federal tem cinco estreantes
Uma renovação de metade da bancada capixaba vai ocorrer na Câmara dos Deputados. Cinco parlamentares foram reeleitos e outros cinco novatos vão representar o Espírito Santo em Brasília. O campeão de votos foi o deputado Helder Salomão (PT), que obteve 120.337 votos. Os novos deputados tomam posse no dia 1º de fevereiro de 2023.
Confira a lista dos eleitos
Helder Salomão (PT) – Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV)
Reeleito para o terceiro mandato consecutivo na Câmara Federal com 120.337 votos. Já foi vereador por Cariacica e por duas vezes prefeito da cidade. Também ocupou o cargo de secretário de Estado de Assistência Social e Direito Humanos.
Gilvan o federal da direita (PL)
Eleito para o primeiro mandato na Câmara Federal com 87.994 votos. Gilvan Aguiar Costa é agente da Polícia Federal e atualmente exerce o primeiro mandato como vereador de Vitória.
Evair de Melo (PP)
Reeleito para o terceiro mandato na Câmara Federal com 75.034 votos. Natural de Conceição do Castelo, é técnico agrícola e administrador. Foi presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
Gilson Daniel (Podemos)
Assume em 2023 seu primeiro mandato na Câmara Federal ao conquistar 74.215 votos. Pelo município de Viana, foi vereador e, por duas vezes, prefeito. Também presidiu a Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes). É servidor público federal, contador, professor e mestre em Finanças.
Da Vitória (PP)
Reeleito para o segundo mandato na Câmara Federal com 71.779 votos. Já exerceu três mandatos de deputado estadual. Formado em Direito, é cabo da reserva da Polícia Militar do Espírito Santo.
Dr. Victor (Podemos)
Eleito para o seu primeiro mandato na Câmara Federal com 53.483 votos. Victor Garozi Linhalis é o atual vice-prefeito de Vila Velha, é advogado e empreendedor.
Amaro Neto (Republicanos)
Reeleito para o segundo mandato consecutivo na Câmara Federal com 52.375 votos. Já exerceu um mandato de deputado estadual. É jornalista, narrador esportivo, redator e apresentador.
Jack Rocha (PT) – Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV)
Assume em 2023 o seu primeiro mandato eletivo ao atingir 51.317 votos. Atual presidente do Partido dos Trabalhadores no Espírito Santo, é membra fundadora do Conselho Estadual da Juventude.
Paulo Foletto (PSB)
Reeleito para o quarto mandato na Câmara Federal com 48.776 votos. É médico-cirurgião e natural de Colatina, onde já foi vereador. Também foi deputado estadual por dois mandatos e secretário estadual de Ciência e Tecnologia e de Agricultura.
Messias Donato (Republicanos)
Eleito para o primeiro mandato como deputado federal com 42.640 votos. Já exerceu o cargo de vereador por Cariacica e foi secretário de Governo na gestão do atual prefeito Euclério Sampaio (União).
Fonte: Ales
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui