Discurso em Favor da Igualdade Racial Desperta Atenção e Reflexão

Discurso em Favor da Igualdade Racial Desperta Atenção e Reflexão

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa (Ales), realizada nesta segunda-feira (13), no Plenário Dirceu Cardoso, os temas abordados pelos deputados fo a passagem do Dia do Enfermeiro (a), Enfermeira, a Abolição da Escravatura no país, e os feminicídios que continuam ocorrendo no estado tiveram destaque nos discursos dos deputados na sessão desta segunda-feira (13).

O deputado João Coser (PT) usou a tribuna para lembrar a passagem do 13 de Maio, que marca a assinatura da Lei Áurea, da abolição da escravatura no país. Coser ressaltou que “até hoje, o racismo, a discriminação, se faz presente nas relações sociais, causando violência e muita desigualdade. É dever de cada um de nós atuar diretamente contra o racismo e contra os racistas”, pontuou.

Fotos da sessão

Enfermeiras e enfermeiros

Coser também comentou o papel dos enfermeiros e enfermeiras, categoria que tem como data de homenagem 12 de maio. Lembrou que está em vigor o Piso Nacional dos Enfermeiros, que entrou em vigor em 2023, e a luta do Movimento Nacional dos Enfermeiros para assegurar o piso salarial no país. Destacou a importância da categoria no atendimento à população e, particularmente, na rede pública de saúde.

“Os enfermeiros são reconhecidos pela dedicação, pelo cuidado, pela proteção, pelo carinho e pelo comprometimento com a saúde humana. Os enfermeiros desempenham papel essencial, especialmente no sistema de saúde pública, e em todas as redes de saúde”, anotou.

Feminicídios

Já a deputada Janete de Sá (PSB) registrou a ocorrência de três casos de feminicídio neste mês de maio, no interior do estado. Ela se referiu às três mortes ocorridas até hoje, 13 de maio. Informou que no sábado, véspera do Dia das Mães, aconteceram dois casos, um em Jerônimo Monteiro e outro em Boa Esperança.

“Nós estamos lutando para que esses criminosos sejam severamente punidos. Precisam ser condenados à pena máxima. Precisam aprender na cadeia que mulher não é propriedade de ninguém, muito menos de seus maridos e, portanto, merecem direito à vida”, frisou.

Janete falou da Semana Estadual da Enfermagem que ocorre na Ales, de 13 a 17 de maio, com serviços, como vacinação contra a Influenza, teste de HIV, Covid-19, hepatite, sífilis, palestra sobre primeiros socorros e doação de órgãos.

A deputada também anunciou a realização do adesivaço, promovido pela Comissão de Proteção e Bem-Estar dos Animais, da qual é presidente. A atividade consiste na distribuição de adesivos alusivos à proteção aos animais, em particular aos cuidados que os motoristas devem tomar para evitar atropelamentos dos animais silvestres e urbanos.

A adesivação acontece nesta terça (14) na frente da Assembleia, às 17h30, no semáforo. O adesivo contém o texto “Eu freio para animais”, slogan da campanha nacional de proteção aos animais.

Fonte: Assembleia Legislativa