Discursos destacam a importância da conscientização sobre o autismo

Discursos destacam a importância da conscientização sobre o autismo

Em 2 de abril é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Na sessão plenária desta terça-feira (2) discursos parlamentares destacaram a importância do 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O deputado Allan Ferreira (Podemos), que tem na causa uma das grandes bandeiras de seu mandato, afirmou que a atenção para as demandas das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não pode ficar limitada apenas ao Abril Azul.

Ele lamentou que haja, apenas no período, muitas atividades voltadas para conscientizar a sociedade sobre a necessidade de inclusão social e atendimento à saúde integral dos autistas, mas nos outros meses do ano “ninguém mais lembra do assunto”.

Allan defendeu que a luta por melhorias no setor deve ser todos os dias e cobrou do poder público políticas para assistência multidisciplinar não apenas às pessoas com TEA, mas também quem apresenta Transtorno Opositor Desafiador (TOD), dislexia e outros problemas cognitivos.

Ele citou que as pessoas que apresentam o transtorno dificilmente encontram na rede pública de saúde fonoaudiólogos, fisioterapeutas e outros especialistas necessários para uma abordagem multidisciplinar neste tipo de assistência.

Diante da lacuna governamental quem os socorre são especialistas contratados por entidades, entre elas a Associação dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo (Amaes), Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae)  e  Sociedade Pestalozzi. “Como é difícil receber laudo de mãe com filho de 5 anos que até hoje não consegue falar por falta de ajuda de fonoaudiólogo”, ilustrou.

Impacto emocional

Allan acrescentou que a situação é mais complexa porque os pais ou responsáveis por cuidar de autistas também precisam de atendimento especializado em saúde mental devido ao impacto no estado emocional.

O deputado Coronel Weliton (PRD) também usou a fala para defender mais apoio da sociedade à causa dos autistas ao destacar a importância do Abril Azul.

O parlamentar também frisou que a conscientização sobre as barreiras sociais enfrentadas pelas pessoas com TEA não deve ser provocada apenas em mês específico, mas durante todo o ano.

“Precisamos aumentar a compreensão e o respeito às pessoas com esse transtorno”, refletiu, cobrando mais ações governamentais para o atendimento multidisciplinar e inclusão social de quem apresenta TEA.

Convento

Janete de Sá (PSB) foi à tribuna agradecer aos colegas parlamentares por terem aprovado em sessão extraordinária desta terça-feira (02/04) o Projeto de Lei (PL) 974/2023, de autoria dela, que declara o Convento da Penha como Patrimônio Cultural, Material, Histórico, Turístico e Religioso do Espírito Santo.

Ela afirmou que ficou surpresa ao descobrir que apesar de a Câmara Municipal de Vila Velha já ter conferido o título ao monumento no plano estadual não havia nenhuma iniciativa neste sentido.

A deputada manifestou otimismo de que o governador Renato Casagrande sancione ainda nesta semana a lei aprovada para que o título já tenha o reconhecimento oficial antes do feriado da próxima segunda-feira (8), Dia de Nossa Senhora da Penha.

Ela acrescentou que a iniciativa aprovada pela Casa se soma aos esforços dos vereadores de Vila Velha ampliando o reconhecimento da importância do Convento da Penha para o Espírito Santo e o Brasil, o que pode, inclusive, impactar positivamente na área do turismo religioso.

Fonte: Assembleia Legislativa