Eleições 2022: PT quer Contarato como candidato ao governo do ES

Eleições 2022: PT quer Contarato como candidato ao governo do ES

O Partido dos Trabalhadores do Espírito Santo (PT-ES) ressuscitou a pré-candidatura do senador Fabiano Contarato ao governo do Estado. A estratégia de reapresentar candidatura própria está diretamente ligada ao arranjo da sigla no cenário nacional.

Mesmo com o pacto estabelecido, entre PT e PSB, entorno da chapa presidencial de Lula e Geraldo Alckmin, impasses regionais seguem sendo pauta de discussão das duas legendas. Em alguns Estados, a busca pela candidatura única dos dois partidos não têm encontrado resolutividade. Com isso ambas as agremiações tem usado de artifícios para pressionar uma, a outra.

No caso do Espírito Santo, o problema não estaria relacionado ao mercado interno. O PT capixaba flerta com a reeleição do governador Renato Casagrande (PSB). O movimento petista no cenário regional tem como foco um somatório de forças que ajudaria a pressionar o PSB em outros Estados, por exemplo, o de São Paulo, onde Fernando Haddad (PT) e Márcio França (PSB) disputam entre as agremiações quem será o candidato ao Palácio dos Bandeirantes.

O blefe petista no Espírito Santo deve durar no máximo até as convenções partidárias, em julho, quando se inicia o período para que as siglas oficializem seus candidatos.

 

Reprodução: Opinião ES