Eleitor tem até quinta-feira para justificar o voto do 1º turno das eleições
Para o segundo turno, o limite é no dia 28 de janeiro.
Vence nessa semana o prazo para o eleitor que não pode comparecer no primeiro turno das eleições municipais de novembro de 2020. A justificativa pode ser feita até a próxima quinta-feira (14). Caso não ocorra, será necessário pagar uma multa, além do eleitor ficar sujeito a restrições.
Para o segundo turno, o limite é no dia 28 de janeiro. A orientação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que o eleitor justifique o voto por meio do aplicativo e-Título, disponível para celulares com sistemas operacionais Android ou iOS. O processo pode ser realizado também por meio do Sistema Justifica, pela internet ou presencialmente no Cartório Eleitoral.
A justificativa para a ausência é necessária porque o voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos, conforme o Artigo 14 da Constituição. Quem não regularizar a pendência com a Justiça Federal pode ser impedido de adquirir passaporte ou carteira de identidade, entre outras restrições.
(Com informações do Folha Vitória)
Foto: Reprodução
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.