Encontro entre lideranças e novo comandante da PM discute desafios da segurança pública na região de Vitória
As lideranças comunitárias e políticas do Centro de Vitória realizaram um encontro para desejar boas-vindas ao novo comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Costa Leite. O evento aconteceu na quarta feira, 11/05 na sede da 2ª Cia da PM, localizada na Vila Rubim.
Na ocasião, o Tenente Coronel Costa Leite agradeceu a oportunidade de se reunir com as lideranças da região e foi bem enfático e realista. “A minha origem foia estar presente nas comunidades, na comunidade eclesiástica católica e participando de ações comunitárias.”
Atuei também na associação de moradores do meu bairro. Vivi a minha infância visitando o Centro que na época era conhecido apenas como “cidade”.
“Nasci em Vitória, fui batizado em Jucutuquara na Igreja São Sebastião, sinto-me honrado em estar hoje assumindo o 1º batalhão, gosto de interagir com as comunidades, revelou, Costa Leite.”
O 1º Batalhão da PM é o responsável pelo policiamento de toda Ilha de Vitória, pegando em sua extensão a Grande Maruípe, Grande Santo Antônio, Grande São Pedro, Grande Goiabeiras e toda a orla da Ilha, a Enseada do Suá, no total são três regionais.
“O objetivo de me reunir com as comunidades é mostrar a estrutura que possui a PM para atender a população.”
Apesar de todos os esforços, ainda temos uma defasagem do efetivo que há anos reflete na nossa ação. Precisamos formar novos soldados, suprir os desníveis que há anos acumula-se, pois para formar um soldado, temos que o instruir por um ano, treina-lo, adapta-lo para ter formação policial. Em média, ao ano, formamos apenas mil soldados. Esta é a nossa realidade, definiu o novo comandante do 1º Batalhão da PM.
“Temos conseguido inserir mais uma viatura no patrulhamento extensivo no Centro de Vitória em função do trabalho voluntário que o ISEO, que nos permite atuar nos horários de pico, ampliado nossas ações de segurança próximo à locais estratégicos na região, principalmente a noite”, garantiu o Ten. Cel. Costa Leite.
“Muitas vezes me sinto até envergonhado profissionalmente pela falta de capacidade em atender a comunidade pela carência de efetivo, que diminui nossa faculdade de atendimento
Temos um quadro limitado de policiais, reduzindo nossas ações, sendo assim, gostaria de solucionar essa questão o quanto antes, afirmou o comandante Costa Leite.”
A Capitão Bortoluzzi, comandante da 2ª cia, sediada na Vila Rubim, foi homenageada pelas lideranças das comunidades e será mantida na função pelo bom trabalho que vem
desenvolvendo há anos na Região do Centro de Vitória.
Na reunião estavam presentes representante da OAB, Presidente da Sindseg Serafim e várias lideranças da regional I, II, III (Tânia Tagarro, Júnior FFH, Alexandre Furieri, Moiséis Alves, Lino, Rosi de Sá entre outros).
Na ocasião, Júnior FFH, membro da Associação de moradores do Parque Moscoso (AMPAR) e liderança do Centro em conversa com o Comandante Tenente Coronel Costa Leite, sugeriu que, considere importante a criação de um canal de WhatsApp para interação da comunidade com a 2ª CIA, onde síndicos, lojistas e moradores poderão interagir rapidamente com o trabalho de segurança pública no Centro de Vitória, na Grande Santo Antônio e na Grande Jucutuquara.
Podendo ser um projeto mais amplo para toda a cidade de Vitoria!
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.