Erick Musso fala sobre a importância da segurança hídrica para o Espírito Santo
A Segurança Hídrica se refere à disponibilidade de água de qualidade e em quantidade suficiente para satisfazer as necessidades humanas, atividades econômicas e conservação de ecossistemas aquáticos, além disso, envolve gestão de riscos a que a população e o meio ambiente estão sujeitos relacionados a extremos de secas, cheias e falhas ou gestão ineficaz.
O termo bastante utilizado quando se fala em garantir a disponibilidade hídrica, disponibilidade de água. Sendo que a sua avaliação inclui: fontes de riscos como variabilidade e mudança climática e alterações antrópicas nos sistemas hídricos, como desmatamento, urbanização, construção de barragens e a ação humana na gestão dos sistemas.
Pensando nas necessidades do Espírito Santo, Erick Musso (Republicanos), explicou a importância de um proveto voltado para para o desenvolvimento de novas tecnologias.
“Atualmente, nosso estado não possui um programa estruturado, que tem como objetivo a construção, operação e manutenção de obras de infraestrutura hídrica, que focam no abastecimento de água, como barragens adutoras e canais. Nosso programa de barragens, por exemplo, ficou parado por quatro anos”, destaca.
“É preciso desenvolver um projeto que, por meio de novas tecnologias, consiga identificar e resolver problemas de forma rápida, sem causar danos à população”, finalizou.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.