Espírito Santo tem 26 candidatos buscando a reeleição, segundo TSE

Espírito Santo tem 26 candidatos buscando a reeleição, segundo TSE

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos 739 pedidos de registro de candidaturas enviados ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) nesta segunda-feira (15), 26 candidatos buscam se reeleger para os respectivos cargos que ocupam.

As estatísticas dos candidatos no Espírito Santo foram consultadas pela reportagem do Folha Vitória na tarde desta terça-feira (16) e refletem o último balanço atualizado pela Corte.

A distribuição das informações feita pelo TSE mostra que 16 (59,26 %) dos 30 deputados que hoje ocupam cadeiras na Assembleia Legislativa (Ales) estão disputando as eleições deste ano visando à continuidade de seus mandatos a partir de janeiro do ano que vem.

No caso dos deputados federais, oito, dos dez parlamentares que formam a bancada capixaba na Câmara Federal, querem se reeleger para o cargo, conforme os dados do TSE.

Já para o Senado, cuja eleição de novos senadores acontece a cada oito anos, só há uma candidatura à reeleição: a da senadora Rose de Freitas (MDB), que disputa a cadeira que ela mesma ocupa, e a única a estar vaga para o Espírito Santo na Casa.

Por fim, o sistema que concentra as informações acerca dos pedidos de candidaturas apresenta dois candidatos ao governo buscando a reeleição, sendo eles o atual governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), e o ex-prefeito de Linhares Guerino Zanon (PSD) que, na verdade, concorre ao Executivo estadual pela primeira vez.

Sendo assim, diferentemente dos 27 candidatos computados pelo TSE, 26 nomes tentam se reeleger no pleito de outubro.

A reportagem procurou a assessoria de Guerino para comentar o erro em seu registro de candidatura, e a informação é a de que os advogados do partidos já foram informados sobre o equívoco e estão agindo para corrigi-lo mais rápido possível.

 

Fonte: Folha Vitória