Estado ganha a rota turística Pedra Menina
Trilhas ecológicas, cachoeiras e cafés especiais fazem parte da rota turística Pedra Menina, criada pela Lei 11.817/2023. A iniciativa foi do deputado Tyago Hoffmann (PSB), autor do Projeto de Lei (PL) 79/2023, aprovado na Assembleia Legislativa (Ales) e sancionado pelo governador Renato Casagrande (PSB). A rota fica localizada no município de Dores do Rio Preto, no distrito de Pedra Menina, na região do Caparaó.
Além de criar a rota, a nova legislação a declara de relevante interesse turístico e cultural. Em Pedra Menina está localizada a portaria capixaba do Parque Nacional do Caparaó. O percurso abrange aproximadamente 22 quilômetros, com início na Cachoeira do Cambucá e término na entrada do parque.
Para o empreendedor da área do Turismo Jeferson Lagares Oliveira, a criação da nova rota estadual vai contribuir com o desenvolvimento local. “É uma oportunidade de buscar, por exemplo, mais infraestrutura para a região: melhoria nos acessos das rodovias, pavimentação, paisagismo, indicação turística e divulgação”, disse o empresário, mais conhecido como Jefinho do Caparaó, também vereador do município pelo PSB. Foi ele quem apresentou a ideia ao deputado Tyago Hoffmann (PSB).
Para Hoffmann, a iniciativa “proporcionará à comunidade integrante da Rota Pedra Menina o seu desenvolvimento turístico, o fortalecimento e ampliação da produção cultural e gastronômica, melhorias na execução de mecanismo de educação ambiental, transformando a Rota Pedra Menina em um local rentável e comercialmente viável, ampliando as opções de trabalho e renda na região”.
Atrativos da região
Importante para o turismo capixaba, a região é entrada para o Pico da Bandeira, o terceiro pico mais alto do país, localizado entre o Espírito Santo e Minas Gerais. “Pedra Menina é um distrito do município de Dores do Rio Preto, onde está localizada a portaria capixaba do Parque Nacional do Caparaó, dando acesso ao Pico da Bandeira, com 2.892 metros de altitude, um verdadeiro ícone do montanhismo do país”, explicou Jefinho.
Ele acrescentou ainda que a produção de café é um importante atrativo turístico. “Temos uma estrutura muito bacana com pousadas, restaurantes e cafeterias. Inclusive, os melhores cafés especiais, 100% arábica, do Brasil, estão aqui no Caparaó. Além disso, o próprio Parque Nacional do Caparaó é uma referência como uma das maiores unidades de conservação ambiental do país”, afirmou.
Fonte: Ales.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.