Ex Deputado Daniel Silveira chama Senador Marcos do Val de Palhaço

Ex Deputado Daniel Silveira chama Senador Marcos do Val de Palhaço

O ex-deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), preso desde fevereiro deste ano, escreveu uma carta negando o  depoimento prestado pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES) no dia 19 de julho sobre suposto plano golpista. No documento, o ex-parlamentar chama o senador de “palhaço”.

Silveira diz no documento que nunca teve contato com Do Val até o dia em que o senador pediu com uma reunião com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Durante a reunião, o ex-deputado afirmou que Do Val fez elogiou Bolsonaro e disse que lutaria pelo conservadorismo no Senado. Além disso, Silveira diz que o nome do ministro Alexandre de Moraes nem chegou a ser mencionado.

Leia na íntegra a carta de Daniel Silveira

‘A verdade.

Após audiência pública no Senado sobre “ativismo judicial”, retornei ao meu Estado.

No dia seguinte, por volta das 19h, Marcos do Val me ligou solicitando um encontro com o presidente. Estranhei o pedido pois nunca havia tido contato com ele, salvo ao acaso no Parlamento. Ele afirmou que tinha uma informação importante para passar ao presidente, contudo não passou o teor, oras, disse se tratar do Alexandre de Moraes, mas, não revelou nada a mim.

Na semana seguinte o levei ao presidente, claro, após avisá-lo que Marcos do Val insistir muito. O presidente o recebeu como qualquer outro parlamentar. A conversa durou pouco tempo, entre 10 min ou pouco mais e peça que não me cobre que seja um cronômetro para marcar tempo de uma porcaria de reunião que se tornou um circo por conta de um palhaço.

Palhaço este que inventou uma história que torna-se cada vez mais ridícula pelo óbvio. Nem o presidente, nem eu jamais havíamos visto o membro da Swat, CIA, FBI, Mossad e Tutti quanti, portanto, porque pediríamos a ele, logo a ele, uma idiotice desta? Só um idiota roxo acreditaria nesta baboseira! Ademais porque Alexandre de Moraes confessaria a ele, logo a ele, algo substancial que o incriminasse? Tem que ser um completo idiota para acreditar nesta história, e, fosse verdade, sequer existe crime.

Durante a famigerada reunião, Marcos do Val apenas elogiou o presidente e disse que lutaria no Senado pelas pautas conservadoras. O nome do membro do STF sequer foi citado, salvo na ligação de que era sobre Alexandre de Moraes a informação.

Fim da história, arquive-se!

Ps: Quem dá ideia para maluco…

Daniel Silveira, preso político.”

Marcos do Val prestou depoimento à Polícia Federal na quarta-feira (19) e voltou a negar sua participação no plano golpista. Ele confirmou ter mandado uma mensagem ao ex-deputado federal Daniel Silveira para recusar a participação na tentativa de golpe.

O parlamentar ainda disse que incluiu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na trama golpista e feito acusações infundadas por um “momento de raiva”. À PF, Bolsonaro confirmou ter se reunido com Do Val, mas negou participação no plano de golpe.

Entenda o caso

Marcos do Val é suspeito de articular um plano golpista para comprometer o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A ideia seria grampear um encontro entre o parlamentar e Moraes para induzi-lo a falar algo que pudesse anular as eleições de 2022. O esquema foi denunciado pelo próprio Marcos do Val, em uma entrevista concedida à revista Veja em fevereiro de 2023.

Ele, porém, mudou a versão em diversas oportunidades e chegou a afirmar que mentiu para “despistar a imprensa”. Após as declarações, a PF realizou uma operação em endereços ligados ao senador.

Os investigadores querem comparar os dois depoimentos de Do Val com a de Bolsonaro e Silveira. Ainda não está descartada uma nova oitiva com o ex-presidente e Daniel Silveira, que prestou depoimento no fim do mês passado.