Good Night and Good Luck
Por Luiz Paulo Vellozo Lucas
Edward Roscoe Murrow foi um dos jornalistas mais influentes do século XX e o pai do jornalismo televisivo moderno nos Estados Unidos. Foi correspondente de radio pela CBS na Europa durante a Segunda Guerra Mundial e depois tornou-se apresentador e produtor de programas investigativos na televisão. Seu principal programa foi o See it Now na CBS, onde expunha casos de abuso de poder nos anos 50.
Em 1954, Ed Murrow e seu produtor Fred Friendly, denunciaram o senador Joseph Mc Carthy que liderou uma investigação caça às bruxas, uma cruzada de tipo inquisitorial, aproveitando-se da histeria anti comunista da guerra fria.
O Macartismo passou para a história como um período de medo e censura, de perseguição e intolerância, com acusações infundadas e listas negras que atingiram milhares de pessoas que perderam reputação, empregos, liberdade e alguns até a própria vida como o casal Rosemberg, executados na cadeira elétrica acusados de serem espiões soviéticos, sem que houvesse nenhuma prova.
Ed Murrow terminava seus programas sempre com o bordão “Good night and good luck”que se tornou título de um filme estrelado e produzido por George Clooney que está disponível no canal Netflix. Filmado ao vivo na Broadway como uma peça de teatro, o filme mostra o enfrentamento feito por Ed Murrow e sua equipe às perseguições do Macartismo destacando a importância do jornalismo independente e corajoso na política norte americana.
O braço direito do senador McCarthy foi o advogado Roy Cohn, mentor de Donald Trump, cujo perfil autoritário e antidemocrático está presente no filme, ainda que pairando como uma sombra furtiva, um pano de fundo sem ser citado.
O filme de George Clooney mostra muitos momentos em que mentiras oficiais foram desmascaradas por reportagens ousadas feitas por jornalistas corajosos motivados pela busca da verdade para revelar ao público. O escândalo de Watergate, a invasão da baia dos porcos em Cuba, o massacre de Mi Lay no Vietnam, a existência de armas de destruição em massa que justificaram a invasão do Iraque são lembrados no final do filme.
O prêmio Murrow, concedido pela Radio Television Digital News Association (RTDNA) homenageia a excelência em reportagem, ética e integridade marcando os valores praticados pelo jornalista retratado no filme.
Nos tempos atuais, revolucionados pela tecnologia on line, ao mesmo tempo em que se promove brutal inclusão na produção e consumo de informação, compartilha-se a responsabilidade pela busca da verdade com todo o público. As empresas de comunicação já não possuem o monopólio da geração e difusão das narrativas sobre os acontecimentos contemporâneos.
A luta pelo poder acontece hoje principalmente no ambiente digital. A economia também. O vale tudo das disputas radicalizadas e o totalitarismo respondem pelas ameaças que atemorizam as pessoas e roubam a esperança e o otimismo em dias melhores. Como nos mostra o filme de George Clooney, já vivemos, e portanto, conhecemos esta história.
A luta pela verdade é a luta pela democracia. Hoje, o celular é a melhor arma.

Jornalista, publicitário e estrategista de marketing político. Diretor do Consórcio de Notícias do Brasil, apresentador do CNBCAST e autor do livro “Manual do Candidato Vencedor”, referência em narrativas e estratégias eleitorais.





