Governador Renato Casagrande inaugura sala de teleconsulta na Serra para ampliar acesso a especialistas

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, inaugurou, nesta segunda-feira (19), a nova sala de teleconsulta no município da Serra, localizada no Ambulatório Municipal de Especialidades (AMES), em Jardim Limoeiro. A iniciativa visa reduzir o tempo de espera por atendimentos especializados e faz parte do programa estadual de expansão da telemedicina em parceria com os municípios.
Com um investimento de R$ 14,46 milhões direcionado à Região Metropolitana de Saúde, o projeto contempla a instalação de salas de teleconsulta em 23 municípios, aproximando os pacientes dos serviços médicos especializados e eliminando a necessidade de longos deslocamentos para consultas.
“Estamos organizando o serviço de teleconsulta em todo o Estado. Queremos que todos os municípios tenham acesso, para reduzir a fila e garantir mais agilidade no atendimento. A tecnologia é uma aliada e estamos utilizando muito bem esse recurso no nosso governo”, afirmou Casagrande.
Na Serra, a sala inicia as atividades com consultas em Gastroenterologia Adulto, com 24 atendimentos agendados inicialmente. O espaço funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. A expectativa é ampliar, gradualmente, para 15 especialidades médicas, entre adultas e pediátricas, como cardiologia, dermatologia, neurologia, psiquiatria e ortopedia.
Inovação e eficiência na saúde pública
A estratégia integra o plano estadual da Secretaria da Saúde (Sesa) para modernizar o acesso à saúde e melhorar a resolutividade na Atenção Especializada, utilizando a tecnologia como ferramenta para otimizar recursos e ampliar o alcance dos serviços médicos.
“A teleconsulta é uma ferramenta moderna que nos permite reduzir a espera, otimizar o uso de profissionais e garantir um atendimento mais humanizado e eficiente. Estamos trabalhando para que esse serviço chegue a todos os municípios capixabas”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann.
A previsão é que, até o final de maio, todos os municípios da Região Metropolitana concluam a implantação de suas salas, somando um total de 10 mil consultas ofertadas nessa fase inicial.

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.