Governo do ES anuncia concurso para mil novos soldados da PM e início de estágio de 991 alunos

Governo do ES anuncia concurso para mil novos soldados da PM e início de estágio de 991 alunos

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e o vice-governador Ricardo Ferraço anunciaram, nesta quinta-feira (28), a autorização para a realização de concurso público que vai ofertar 1 mil vagas para soldados da Polícia Militar. O anúncio foi feito durante a solenidade que marcou o início do Estágio Profissional Supervisionado (EPS) de 991 alunos soldados do Curso de Formação da PM.

Segundo Casagrande, o reforço no efetivo faz parte do processo de valorização e reestruturação da corporação.
“Hoje iniciamos o estágio supervisionado de quase mil novos policiais militares que irão para as ruas fortalecer o combate à criminalidade. Em 2011, o Estado registrava mais de dois mil homicídios por ano. No ano passado, fechamos com 852. É um trabalho contínuo de investimento e recomposição do efetivo. Em novembro, essa turma se forma e já inicia uma nova com 650 alunos. Agora autorizamos mais mil vagas para o próximo concurso, a maior reestruturação da história da Polícia Militar capixaba”, destacou o governador.

O estágio terá carga horária de 360 horas e segue até 2 de novembro, sendo a fase final do curso de formação. Os alunos serão distribuídos em unidades operacionais da Grande Vitória, entre batalhões e companhias independentes, atuando em patrulhamento a pé e motorizado. Durante o período, serão avaliados em campo para a conclusão da formação.

O vice-governador Ricardo Ferraço ressaltou que a ampliação do efetivo é essencial para reforçar a segurança pública.
“O aumento do efetivo fortalece o combate ao crime e a proteção da família capixaba. Os alunos chegam equipados e capacitados com o que há de mais moderno em armamento. O Espírito Santo segue investindo como nunca na segurança pública e, com esse novo concurso, continuamos ampliando nossa capacidade de resposta. Aqui, bandido não se cria”, afirmou Ferraço, que coordena o programa Estado Presente em Defesa da Vida.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Leonardo Damasceno, também destacou a importância da recomposição do quadro.
“O investimento em efetivo é fundamental para que o programa Estado Presente siga avançando na redução da criminalidade. A tecnologia é essencial, mas o ser humano é o que faz a diferença. Esses quase mil novos soldados vão às ruas colocar em prática o que aprenderam em sala de aula e contribuir muito com a segurança da população”, disse.