Governo do ES decide que não vai reduzir ICMS de alimentos

Apesar das pressões feitas pelo Governo Federal, o Governo do ES decide que não vai reduzir ou alterar o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) dos alimentos no estado.
A decisão do Governo estadual foi tomada quase um mês depois de o Governo Federal anunciar medidas para conter alta no preço dos alimentos. Segundo o governador em exercício, no Espírito Santo, muitos componentes da cesta básica já são isentos de ICMS ou possuem alíquota abaixo do padrão.
De acordo com a Secretaria do Estado da Fazenda, o ICMS no Espírito Santo para produtos como pão francês, ovo, leite, macarrão, arroz e feijão é zero. Para produtos como carne bovina e de frango, o ICMS é de 2.05%. Para farinha, sal, açúcar e óleo de soja, a alíquota é de 7%. No estado, a alíquota padrão é de 17%.
Para tentar conter a alta no preço dos alimentos, o Governo Federal tenta impôr alíquota zero para carne, café, milho e açúcar. A alta no preço de produtos como ovo, carne e café tem sido apontada como a principal causa da queda na popularidade da presidência atual.
(Fonte: A Gazeta, O Globo. Foto: Fred Loureiro / Secult-ES)

Jornalista, formado em Gestão Pública e especialista em planejamento e gestão estratégica e atua como empresário na área de comunicação e marketing político há mais de 15 anos.