Himaba é homenageado em sessão que marca seus 22 anos de atividades

Himaba é homenageado em sessão que marca seus 22 anos de atividades

Humanização e ampliação dos serviços prestados pelo Hospital Infantil estão entre os pontos destacados na homenagem aos gestores e colaboradores da unidade

A Assembleia Legislativa (Ales) e a sociedade capixaba comemoraram, nesta sexta-feira (19), os 22 anos do Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba). A sessão solene sobre a unidade localizada no bairro Soteco, em Vila Velha, foi proposta e comandada pelo deputado Dr. Bruno Resende (União), presidente da Comissão de Saúde.

“Nós vamos homenagear uma instituição que é fundamental para o Estado do Espírito Santo e que salva vidas de ponta a ponta. E como eu sempre digo, o maior bem que de fato existe em qualquer hospital é essa turma toda, somos nós. O corpo que forma o hospital não são as paredes, mas as pessoas que estão dentro das unidades cuidando das pessoas”, declarou o parlamentar na abertura do evento.

A mesa foi formada pelos também deputados estaduais Engenheiro José Esmeraldo (PDT) e João Coser (PT); o diretor-presidente do Instituto Acqua, organização social (OS) que gerencia o Himaba, Samir Rezende Siviero; o diretor-geral do hospital, Cláudio Amorim; o diretor técnico e o ex-deputado estadual, Emilio Mameri.

O subsecretário de Contratualização, Alexandre Aquino, representou o secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte. Também na mesa, o subsecretário de Atenção à Saúde, Tadeu Marino, a gerente assistencial, Gercina Silva Moraes, e o presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM-ES), Fernando Avelar.

Discursos

Bruno Resende destacou que a unidade não cuida só da Região Metropolitana, mas cuida de todo o ES com “amor”. “Quando se trata de criança a coisa fica maior ainda. Falar de um hospital que hoje já é um hospital de mais de 200 leitos, mas que tem um projeto de daqui a pouquinho ser um hospital de mais de 400 leitos. Serão 410 leitos no Himaba, um dos maiores do estado, olha a responsabilidade que o nosso time está carregando”, enalteceu.

João Coser e José Esmeraldo parabenizaram o trabalho desenvolvido na unidade.

“Do mais importante médico ao mais simples trabalhador, vocês fazem a diferença para nós, para nossas famílias, para as nossas crianças, adolescentes (…). Eu fico impressionado, fui lá duas vezes, está cada vez melhor, cada vez maior, então a gente fica muito grato”, apontou Coser.

“É perceptível a total responsabilidade e zelo pela saúde, o investimento em melhorias e humanização com paciente. O hospital também promove dignidade e bem-estar para quem mais precisa nos 78 municípios”, destacou Esmeraldo.

Samir Rezende Siviero, apresentou números e resultados dos três anos da OS à frente do hospital. “Só no ano passado foram mais de 6,6 mil cirurgias, mais de 140 mil atendimentos. Os últimos dois anos em específico foram os de melhor atendimento (…). Para nós não é uma surpresa, mas pela realidade da instituição e do trabalho que nós fazemos, 2023 foi novamente o ano de melhor atendimento da história, não só em quantidade, mas também qualidade. A satisfação no atendimento do Himaba chegou a incríveis 97,5%”, explicou o presidente da OS.

A gerente assistencial, Gercina Silva Moraes, afirmou que no último triênio a unidade rompeu barreiras. “O que o Himaba tem feito à população capixaba é inexplicável, eu tenho visto um trabalho digno”.

Também discursaram, enaltecendo o papel da equipe, o apoio dos deputados e do Poder Executivo, os diretores Cláudio Amorim e Emilio Mameri. São 434 médicos, 923 colaboradores celetistas e mais de 200 profissionais de serviço, segundo Amorim. Para 2024 a previsão é de 150 mil atendimentos.

Subsecretário de Atenção à Saúde, Tadeu Marino, que já chefiou a Saúde estadual em várias gestões, resgatou a história do hospital infantil, com seus percalços e avanços, defendendo o atual modelo de gestão dos hospitais. Já o subsecretário Alexandre Aquino enfatizou que a pediatria do Estado “está em boas mãos porque nós temos uma rede estadual pública muito qualificada”.

A solenidade contou com apresentação do coral de funcionários.

Homenageados

Colaboradores
Adriana Correa Barcellos
Aloisio Antonio Batista Cunha
Ana Paula Silva Lehrbach
Cassio Santos Almeida
Celia de Jesus Costa de Souza
Claudio Vitor Gama Alves
Cynthia Perin
Eduardo Dias Lovati
Eliza Nunes
Fabiana Ernesto Santana
Gercina Silva Moraes
Gleiciene Nascimento Souza
Geyse Amanda Castro
Jaqueline de Medeiros
Jocilane Motta Oliveira
José André Guasti
Jhenyffer Pesse Da Silva Rosa Manoel
Julia Pazzini
Julio Correira dos Santos
Jhony Catarino
Leonardo Prudêncio Ribeiro
Leidiane de Sousa Vieira
Marcos Antonio Chagas Telles
Marilia Tavares Da Silva De Freitas
Mateus Teles
Maycon Da Silva Delatorri
Poliana Ferreira Campos Leite
Priscila Dutra Pereira
Reginaldo Aleixo
Robson Brandão Neves
Rosiel Vitorino De Oliveira
Renato Luiz Veloso Werneck
Thadia Vilaça Bino
Ana Carla de Souza Stein
Carolina Magalhães Rebello

Equipe médica
Beatriz de Freitas Junqueira
Carolina Frizzera Dias
Rafael Acha Mazini
Danielle Lopes Rocha
Lincoln Bertholi Rohr
Ricardo Pandolfi Sarmenghi
Rosangela Joanilho Maldonado
Jhenifer Barbosa Bessa Pinheiro

Voluntariado
Operários da Alegria (Renato De Nicola Junior)

Sesa
Graziela Simone Marques
Hudson Bremenkamp Miranda
Alexandre Aquino
Miguel Duarte
Tadeu Marino
Samir Rezende Siviero
Claudio Amorim
Emilio Mameri

Fonte: Assembleia Legislativa