Incêndios no estado preocupam deputados

Incêndios no estado preocupam deputados

Parlamentares propõem medidas para conter avanço das queimadas no Espírito Santo

Ao falar na tribuna sobre os incêndios florestais que atingem boa parte dos estados brasileiros, o deputado Alcântaro Filho (Republicanos) repercutiu matéria veiculada na imprensa capixaba apontando que as queimadas no estado aumentaram 73% este ano (no acumulado em agosto) em relação ao mesmo período de 2023.

“O Brasil está em chamas, enquanto no Espírito Santo sobem assustadoramente os índices de queimadas, atingindo o pior quadro da história”, alertou o parlamentar, durante a sessão ordinária desta segunda-feira (26). Ele disse ter apresentado em 2023 indicação ao governo solicitando a aquisição de kits para os veículos da defesa civil e órgãos que auxiliam no combate ao fogo, especialmente onde não há Corpo de Bombeiros.

Alcântaro reforçou a cobrança de ações do governo do Estado e do Ministério do Meio Ambiente, além de manifestações dos ativistas ambientais, no sentido de resolver o problema.

Fotos da sessão

O tema pautou também o discurso do deputado Júlio da Fetaes (PT). Ele comunicou ter encaminhado ofício ao governo do Estado solicitando esforço conjunto das secretarias de Meio Ambiente e Agricultura, além do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Militar, objetivando ações de enfrentamento à situação.

“Pedimos ainda um plano estadual de pronto atendimento aos municípios atingidos com o objetivo de proteger a vida dos produtores rurais e trabalhadores do campo, além dos que moram nas cidades em áreas próximas aos locais de queimadas”, disse Júlio.

O deputado lembrou que o agravamento das mudanças climáticas, somado ao período de estiagem, onda de calor e antecipação das secas, potencializa o avanço das queimadas.

Criança morta no trânsito 

Já a deputada Janete de Sá (PSB) cobrou da Justiça punição rigorosa para o motorista que atropelou a menina Laura Beatriz, de 6 anos, na última quarta-feira (21). A criança não resistiu e faleceu dois dias depois no hospital, onde lutava para sobreviver com a ajuda dos profissionais da saúde.

Imagens de vídeo registraram o momento do acidente, quando a mãe atravessava a faixa de pedestre com a menina no colo em frente ao posto de Pronto Atendimento (PA) da Glória – localizado na Avenida Carlos Lindenberg, em Vila Velha. Ambas foram atropeladas pelo motorista, que furou o sinal vermelho em alta velocidade.

O suspeito é o mecânico Wenderson Fagundes, de 20 anos, que não prestou socorro e se apresentou horas depois à polícia. Ele foi solto após pagar fiança e responde pelo crime em liberdade.

Núbia Borges, 36 anos, mãe da menina, chegou a ser internada em Vitória. Após receber alta na quinta (22), voltou a ser hospitalizada no mesmo local para onde a criança havia sido levada. Ela passou mal ao saber do grave estado de saúde da filha.

“Esse é o reflexo da violência cruel em nosso trânsito. Precisamos refletir sobre a gravidade do problema e buscar soluções para evitar que novas tragédias se repitam”, cobrou Janete citando que os rachas no trânsito são outro desafio a ser enfrentado.

O deputado Delegado Danilo Bahiense (PL) reforçou as palavras de Janete e disse que em muitas cidades capixabas a violência no trânsito é tão grave que as mortes por atropelamento já superam as ocasionadas por crimes dolosos contra a vida.