Alcântaro Filho tem iniciativas que fortalecem turismo em Aracruz e Ibiraçu

Alcântaro Filho tem iniciativas que fortalecem turismo em Aracruz e Ibiraçu

O turismo e a cultura capixaba pautam duas iniciativas do deputado Alcântaro Filho (Republicanos). Ele assina o Projeto de Lei (PL) 442/2023, que reconhece como rota turística o Circuito Caminhos da Sabedoria, em Ibiraçu; e o PL 443/2023, que torna a Festa Itália Unita, em Aracruz, patrimônio cultural do Espírito Santo.

Localizado em meio à Mata Atlântica, o Circuito Caminhos da Sabedoria é um trajeto conhecido de peregrinos e recebe turistas em busca de tranquilidade. Repleto de templos de várias vertentes religiosas, o trajeto conta com 108 quilômetros, que costumam ser percorridos em quatro dias.

“O município de Ibiraçu abriga o Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde, sinal da fé católica, que chegou com os imigrantes italianos no final do século XIX, e o Mosteiro Zen do Morro da Vargem, primeiro mosteiro budista de toda a América Latina, fundado em 1974”, diz o parlamentar na justificativa do projeto.

Segundo Alcântaro Flho, “as uniões entre natureza, história e religiões são os principais atrativos, onde o peregrino durante sua busca espiritual tem a oportunidade de conhecer montanhas, fazendas centenárias, antigas estações ferroviárias, cachoeiras e trechos da mata atlântica, existentes em Ibiraçu.”

Festa italiana

Reconhecer a Festa Itália Unita, que acontece todos os anos no distrito de Guaraná, em Aracruz, é outra iniciativa do republicano. O evento, que acontece tradicionalmente em julho, tem por objetivo resgatar as tradições italianas na região, considerada pelo autor como berço da imigração italiana.

A festa atrai pessoas de todos os lugares do estado e conta com música italiana, trajes e comidas típicas daquele país. Nos dias de evento, as casas e ruas de Guaraná são ornamentadas com cores da Itália; tudo preparado pelos descendentes que se espalharam pelo Espírito Santo.

Relatos apontam que os primeiros italianos que chegaram ao Brasil eram 388 camponeses que embarcaram no navio La Sofia vindos de Trento e Vêneto em 3 de janeiro de 1874, chegando em Vitória em 17 de fevereiro, onde entraram na embarcação a vapor Presidente, que encerrou a viagem na localidade de Santa Cruz no dia 1º de março.

“Aracruz é o berço da imigração italiana em massa no Brasil e em Guaraná essa cultura se mantém viva e é celebrada todos os anos na Itália Unita.  O objetivo do projeto é conferir ainda mais legitimidade para essa festa cultural, contribuindo para o seu aperfeiçoamento e crescimento”, afirma Alcântaro.

Tramitação

As comissões de Justiça, Turismo e Finanças analisarão as duas matérias. O PL 443/2023 também terá parecer do colegiado de Cultura. O procedimento antecede a análise das iniciativas pelo Plenário.

Acompanhe a tramitaçao do PL 442/2023

Acompanhe a trmaitação do PL 443/2023

Fonte: Ales