João Coser cria proposta pela luta em favor dos trabalhadores

João Coser cria proposta pela luta em favor dos trabalhadores

O deputado João Coser (PT) propôs à Assembleia Legislativa (Ales) a criação de honraria para homenagear os trabalhadores capixabas. Trata-se do Projeto de Resolução (PR) 30/2023, que institui a comenda Waldemar Almeida Lyrio.

Trabalhador da construção civil, militante histórico capixaba, membro da Pastoral Operária (católica), sindicalista e fundador da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas (Sintapi), Waldemar Almeida Lyrio faleceu em 2012 aos 68 anos. João Coser propõe a criação dessa comenda para homenagear Lyrio.

“A Assembleia Legislativa do estado do Espírito Santo deve homenagear os cidadãos – sindicalistas, trabalhadores e trabalhadoras –, que dedicam suas vidas à defesa dos direitos e da dignidade dos trabalhadores e que lutam pela construção de uma sociedade mais igualitária e justa”, propõe Coser.

O autor também ressalta a trajetória de Lyrio na defesa dos direitos trabalhistas. “Foi um dos fundadores do jornal Operário da Construção, cujo objetivo principal era divulgar os direitos dos trabalhadores previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), além de incentivar os trabalhadores a se reunirem em seus locais de trabalho para discutir e requerer a observância de tais direitos por parte de seus empregadores.”

A data de entrega da comenda Waldemar Almeida Lyrio poderá ser na mesma sessão solene em que for entregue a comenda Saturnino Rangel Mauro, que é no dia 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalhador. A comenda foi criada com a Resolução 2.240/2005, proposta pela deputada Janete de Sá.

O autor da matéria protocolou emenda que aumenta de 10 para 30 dias de antecedência o prazo para a sugestão de nomes a serem homenageados.

O PR foi considerado constitucional pela Procuradoria-Geral da Casa e deve ir para análise final na Comissão de Constituição e Justiça.

Acompanhe a tramitação do PR 30/2023

Fonte: Ales