Mais de 100 denúncias de propaganda eleitoral irregular são recebidas por Justiça no ES
O sistema Pardal Eleitoral, da Justiça Eleitoral, já registrou 104 denúncias referentes às eleições gerais deste ano, contra crimes eleitorais cometidos no Espírito Santo.
De acordo com os dados disponibilizados no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), foram constatadas irregularidades em 17 cidades do Estado. Ainda segundo as informações da Corte, todas as denúncias são referentes a propaganda eleitoral irregular.
Na divisão por municípios, em que a base de dados do TRE-ES aponta o número de denúncias relacionadas a cada cidade, aparecem Alegre (01), Apiacá (01), Aracruz (01), Barras de São Francisco (01), Cachoeiro de Itapemirim (19), Cariacica (08), Colatina (1), Guarapari (04), Guaçuí (01), Marechal Floriano (02), Rio Novo do Sul (01), Serra (06), São Mateus (01), São Roque do Canaã (02), Viana (03), Vila Velha (33) e Vitória (19).
Embora traga os registros com o número de denúncias por município, o Pardal Eleitoral não detalha o objeto das notificações, nem se elas se referem a eleitores ou a candidatos que disputam o pleito.
Pardal
O Pardal é um aplicativo de fácil acesso oferecido gratuitamente pelo TSE para que qualquer cidadão possa enviar denúncias sobre diversos tipos de irregularidades durante as campanhas eleitorais espalhadas por todo o país.
O aplicativo, disponível para download nas lojas virtuais Apple Store e Google Play, está apto a receber as seguintes denúncias: compra de votos; uso da máquina pública; crimes eleitorais; e propagandas irregulares. Já a apuração de todas as denúncias compete ao Ministério Público Eleitoral.
Fonte: Folha Vitória
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.