MDB de São Mateus indica pré-candidatura de Amadeu Boroto, ainda que inelegível
O ex-prefeito de São Mateus Amadeu Boroto, presidente da comissão provisória do MDB no município, convocou para 3 de agosto a convenção do partido para indicação dos candidatos a prefeito, vice e vereador.
O ex-prefeito está condenado a devolver R$ 823,1 mil aos cofres públicos, decorrente de uma ação por improbidade administrativa, porém tenta reverter a inelegibilidade por meio de recurso que está com a desembargadora Janete Vargas Simões desde 29 de maio deste ano.
Na convenção há espaço para o registro de uma candidatura a prefeito, para ser substituída mais à frente, caso Amadeu Boroto consiga liminar na Justiça Eleitoral, ganhando a chance de concorrer sub judice, à espera do julgamento do mérito do processo.
Boroto foi alçado à direção municipal do MDB pelo vice-governador, Ricardo Ferraço, atual presidente do diretório estadual da sigla desde outrubro de 2023.
São Mateus lida com um ar político bastante rarefeito após uma operação da Polícia Federal, realizada em 2021, prender o então prefeito Daniel do Açãi (sem partido), empresários, e parte de seu secretariado.
A Polícia Federal afirmou que foi constatado o direcionamento fraudulento de licitações em segmentos como de limpeza, poda de árvores, manutenção de estruturas e obras públicas, distribuição de cestas básicas, kits de merenda escolar e aluguel de tendas. Algumas dessas licitações contavam com verbas federais que deveriam ter sido aplicadas no combate à pandemia de Covid-19.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.