Meneguelli propõe espaço para autor local em bibliotecas

Meneguelli propõe espaço para autor local em bibliotecas

Projeto de lei obriga a destinação de área específica para escritores capixabas nas bibliotecas públicas localizadas no estado

As bibliotecas públicas localizadas no Espírito Santo deverão, obrigatoriamente, disponibilizar espaços específicos destinados aos livros de autores capixabas. Esse é o mote do Projeto de Lei (PL) 783/2023, apresentado pelo deputado Sergio Meneguelli (Republicanos). A proposição determina que a área reservada para os escritores locais deverá dar destaque às obras.

O autor destaca que a iniciativa é uma forma de atrair o leitor para narrativas próximas à sua realidade: “(…) as bibliotecas assumem um papel crucial não apenas na preservação da identidade e memória coletiva, como também no aprofundamento da compreensão da trajetória evolutiva da comunidade ao longo do tempo”, justifica Meneguelli.

“Ademais, o destaque aos autores locais por parte das bibliotecas possui o potencial de catalisar o interesse pela leitura dentro da comunidade, especialmente entre aqueles que se identificam intimamente com as histórias e contextos apresentados, o que pode, por sua vez, impulsionar a participação ativa na vida cultural e educacional da região, fortalecendo os laços sociais, desenvolvimento coletivo e a identidade regional”, continua o parlamentar.

Para finalizar, o deputado visa estimular, ainda, a produção literária local: “(…) a criação de um espaço dedicado aos autores locais dentro das bibliotecas atua como um estímulo à produção literária na própria localidade, encorajando aspirantes a escritores a compartilharem suas narrativas, vivências e visões pessoais, enriquecendo a cada dia a cultura e literatura capixaba”, defende o proponente do projeto.

Tramitação 

A matéria será analisada pelas comissões de Justiça, Educação, Cultura e Finanças.

Acompanhe a tramitação do PL 783/2023