Moraes e ministros “aliados” proibidos de entrar nos Estados Unidos

Moraes e ministros “aliados” proibidos de entrar nos Estados Unidos

O governo americano anunciou nesta sexta-feira (18) que Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e seus “aliados” na corte estão proibidos de entrar nos Estados Unidos.

A informação foi dada por Marco Rubio, secretário de Estado dos EUA, por meio de postagem em rede social. Em suas palavras, “ordenei a revogação do visto para Moraes e seus aliados na corte, assim como para familiares diretos, imediatamente”.

Ainda segundo Rubio, o STF realiza uma “caça às bruxas” política contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e viola direitos fundamentais dos brasileiros e também dos americanos. Além disso, afirmou que o presidente Donald Trump já havia deixado claro que agiria contra estrangeiros que praticassem “censura”.

O secretário não especificou quem seriam os “aliados” de Moraes que também foram proibidos de entrar nos EUA. Também não mencionou sanções econômicas contra Moraes, como congelamento de bens ou outros ativos. Essas sanções são previstas pela Lei Magnistky, apontada por críticos a Moraes como possível embasamento legal contra o ministro.

A declaração ocorre no mesmo dia em que o ex-presidente Jair Bolsonaro foi alvo de ação da Polícia Federal sob acusação de atentar sob a soberania do Brasil. No momento, Bolsonaro deve usar tornozeleira e está proibido de se aproximar de embaixadas e consulados estrangeiros.

(Fonte: Folha de São Paulo. Imagem: Marcello Camargo / Agência Brasil)