Operação da PF: Rodrigo Vaccari é exonerado do cargo de subsecretário

Operação da PF: Rodrigo Vaccari é exonerado do cargo de subsecretário

O governador Renato Casagrande exonerou o subsecretário estadual de Infraestrutura Rural da Secretaria de Agricultura (Seag), Rodrigo Vaccari, que foi alvo de mandado de busca e apreensão na operação Volátil 2, deflagrada pela Polícia Federal na quinta-feira (17). Vaccari é suspeito de suposto recebimento de propina no valor de R$ 840 mil, na compra de álcool em gel no início da pandemia de Covid-19.

A exoneração de Vaccari foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (18), que também trouxe o nome do substituto: Rodrigo Freitas Motta, que é o atual gerente de projetos da Seag e agora assume a subsecretaria.

Segundo investigações da Polícia Federal, Vaccari teria recebido propina por meio de um lobista – um empresário e despachante morador da Mata da Praia, em Vitória – num contrato de sobrepreço na compra de álcool em gel. O lobista e a esposa também foram alvos da operação.

Já o empresário, que seria o fornecedor do álcool, foi alvo da primeira fase da Operação Volátil, e foi através de materiais apreendidos com ele que as investigações chegaram até o subsecretário. Vaccari seria o responsável pelo contrato suspeito.

Na noite de ontem, Vaccari se manifestou por meio de uma nota, afirmando que “não se condena ninguém antecipadamente”, negando qualquer irregularidade.

Mais cedo, o governador Renato Casagrande, numa postagem em seu perfil no Twitter, disse que “a operação deflagrada pela Policia Federal, que investiga compra de álcool em gel, dará ao servidor envolvido a oportunidade de esclarecer os fatos”.

Vaccari é filiado ao PSB e era cotado para disputar uma vaga de deputado estadual nas eleições de outubro. Ele também tinha bom trânsito na Seag, era figura presente nos eventos da pasta, como na última terça-feira que esteve na Ceasa para o anúncio de novos investimentos na infraestrutura do local.

 

 

 

Reprodução: Folha Vitória