Orçamento Secreto: Marcos do Val chama TCU para debate

Orçamento Secreto: Marcos do Val chama TCU para debate

O senador Marcos do Val (Podemos), que foi escolhido para ser relator da LDO de 2023 – a matéria que vai gerir todo o orçamento do governo federal para o ano que vem –, encaminhou um ofício para a o Tribunal de Contas da União (TCU), convidando a Corte para participar do debate sobre a “melhor regulamentação” sobre as emendas do relator.

Do Val também incluiu o Tribunal no requerimento para participar de audiência pública sobre o tema. Ele também requer a participação de um representante da Procuradoria Geral da República, da Secretaria de Governo da Presidência, e dos ministérios da Economia e do Desenvolvimento Regional. Do Val já fez uma reunião com o Ministério da Economia.

No último dia 31, quando seu nome já tinha sido escolhido, Do Val contou à coluna que pretende criar um site para dar transparência a todas as emendas, assim como seus destinatários. Hoje, a destinação das emendas do relator não exige a identificação dos parlamentares beneficiados, o que tem gerado polêmica e fez a questão ir parar no STF.

 

Fonte: Folha Vitória