Paulo Hartung prepara seu retorno à política capixaba

Paulo Hartung prepara seu retorno à política capixaba

Tudo indica que o ex-governador do Espírito Santo deve se filiar ao PSD

O ex-governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, está articulando sua volta ao cenário político e deve se filiar ao Partido Social Democrático (PSD), liderado nacionalmente por Gilberto Kassab. A informação foi divulgada pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.

Hartung, atualmente sem partido, ocupa um cargo no conselho de administração da mineradora Vale, com mandato previsto até abril de 2025. No entanto, segundo fontes próximas, ele estaria disposto a deixar a posição para viabilizar sua candidatura ao governo capixaba em 2026, marcando sua quarta disputa pelo cargo.

No último sábado (21), Hartung publicou em suas redes sociais uma foto pedalando na orla da Praia de Camburi, em Vitória. A postagem foi acompanhada pela música Tô voltando, de Simone, reforçando os rumores sobre seu retorno à política.

Desde que se desvinculou do MDB, em 2018, Hartung se manteve fora das disputas eleitorais, dedicando-se ao setor privado e mantendo uma presença discreta, porém estratégica, na política nacional. Durante as eleições municipais de 2024, chegou a apoiar Fabinho Trarbach, candidato do PSD à prefeitura de Domingos Martins, que não conseguiu se eleger.

O PSD consolidou sua força política nas eleições municipais de 2024, elegendo prefeitos em 887 municípios em todo o Brasil. No Espírito Santo, o partido é liderado pelo prefeito de Colatina, Renzo Vasconcelos, que declarou apoio ao prefeito reeleito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), durante a campanha eleitoral.

Hartung, por sua vez, parabenizou Pazolini pela vitória e o classificou como uma “nova liderança no Espírito Santo”. Durante a campanha, entretanto, o ex-governador optou por não se posicionar oficialmente em favor de nenhum candidato.

Hartung não se pronunciou oficialmente sobre sua filiação ao PSD ou seus planos eleitorais, mas a movimentação nos bastidores indica que o ex-governador está pavimentando seu retorno à política de forma estratégica.