Pesquisador de História Africana é homenageado com a Comenda Domingos Martins
A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) homenageou nesta segunda-feira (1º) o professor Natanael dos Santos, historiador com sólida trajetória acadêmica e atuação destacada na historiografia africana. O pesquisador teve a trajetória reconhecida recebendo a Comenda do Mérito Legislativo Domingos Martins, no grau de comendador.
A homenagem, por iniciativa do deputado Marcelo Santos, se insere no contexto do esforço antirracista do Legislativo capixaba, bem como de valorização da cultura e da história dos africanos que vieram para o Brasil como pessoas escravizadas e seus descendentes que integram a nação e continuam contribuindo para a construção do País.
“Essa comenda maravilhosa vai mudar a minha vida e minha relação com o Espírito Santo. Foi interessante porque isso me aproximou muito da história do Espírito Santo. E para contar essa história precisamos entender um pouco mais de seus heróis e os homens que construíram esse Estado e, dentre eles, muitos homens negros que fizeram a diferença na construção e na defesa desse Estado”, disse o professor Natanael.
De acordo com o homenageado, muitas vezes “não entendemos onde está o homem negro nessa história. Estudamos muito a história de outros países e estados e não estudamos o nosso”.
A partir do momento em que se torna comendador no Estado, o professor considera-se desafiado a uma nova perspectiva: “A perspectiva que tenho, a partir desse momento, é estudar muito a respeito do Estado do Espírito Santo e trazer para uma narrativa pedagógica os homens e mulheres negras que contribuíram para a construção do Estado”.
O professor Natanael agradeceu a oportunidade ofertada pela homenagem feita pelo deputado Marcelo Santos, presidente da Assembleia, de se ligar mais à história do Espírito Santo: “É um Estado maravilhoso, com população negra marcante, com muita coisa de negro, e como pesquisador e historiador quero fazer de tudo para estar com outros historiadores e pesquisadores daqui para fazer um documento muito rico a respeito desse homem negro no Estado do Espírito Santo. Estou transbordando de alegria e felicidade por essa oportunidade”.
De família mineira, de Divinópolis, Natanael dos Santos nasceu em 15 de abril de 1955 no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas, cidade paulista onde fez sua formação acadêmica e, a partir da qual, também trabalha suas pesquisas.
“Trabalho a partir de São Paulo, mas faço um caracol para alcançar outros Estados, como os do Sul e a Bahia. Sempre pesquisei muito sobre o Espírito Santo, as evoluções e os negros que temos aqui e que são pouquíssimo reconhecidos. Essa pesquisa me aproximou de algumas pessoas e hoje tenho interesse muito voltado especificamente para aprofundar esses estudos sobre os negros do Espírito Santo e transformar em material didático, que é o que faço. Mostrar onde o negro é protagonista”, acrescentou.
Carreira
Desde 1987, o professor Natanael dos Santos desenvolve pesquisas em nível de mestrado, doutorado e pós-doutorado, com ênfase nas relações entre Brasil e continente africano e nos estudos afro-brasileiros.
É um dos membros fundadores e coordenador de pesquisas do Grupo de Estudos Afro-Brasileiros da Unicamp (GEAB-GEABU), criado em 1987, e também fundador e coordenador de pesquisas do NIGÉRIA – Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade FEEVALE, em Novo Hamburgo (RS).
Atuou como coordenador do Núcleo de Estudo e Pesquisa de Educação, Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais da Faculdade Zumbi dos Palmares, em São Paulo. Sua experiência como palestrante inclui participação no Programa Diversidade na Universidade – Projetos Inovadores (PIC/MEC), voltado para a implantação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008.
Natanael do Santos é coautor do livro Black Box (Caixa Preta), vencedor do Leão de Ouro em Cannes (2019) em duas categorias( pesquisa e tecnologia), em parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares e a agência JW Thompson.
Em 2025, recebeu a Comenda Abdias Nascimento, concedida pelo Senado Federal, em reconhecimento à sua contribuição para a valorização da cultura afro-brasileira e à promoção da igualdade racial, passando a ser reconhecido como Comendador da República.
Integra, ainda, o Conselho de Capelania e a Ordem dos Capelães do Brasil (OCB) desde 2022. É diretor da Editora Griô Educacional, autor e escritor, tendo sido indicado ao prêmio WSA (World Summit Award), reconhecimento global que seleciona e promove os melhores e mais inovadores conteúdos digitais do mundo.
Atuou também como membro e palestrante oficial em grupos de formação sobre estudos africanos e afro-brasileiros com promotores do Ministério Público de São Paulo e da Escola Nacional de Magistratura e Doutor Honoris Causa.
Fonte : Ales

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular.
O Consórcio de Notícias do Brasil (CNB) é uma iniciativa pioneira que integra jornalismo digital e tecnologia da informação para oferecer conteúdo de qualidade em diversas plataformas, destacando-se como uma fonte confiável de notícias em todo o país.



