PL incentiva criação de rotas e trilhas ecológicas

PL incentiva criação de rotas e trilhas ecológicas

Para Meneguelli, trilhas e rotas ecológicas são importante ferramenta para a preservação do patrimônio natural

O Projeto de Lei (PL) 568/2024, do deputado Sergio Meneguelli (Republicanos), cria no Estado a política de apoio às trilhas e rotas ecológicas. O objetivo – destaca o parlamentar – é fomentar a criação, manutenção e divulgação de trilhas e rotas ecológicas, em parceria com os municípios, comunidades locais e proprietários de terras.

O PL define trilha ecológica como o caminho ou percurso em ambiente natural que valoriza a conservação do patrimônio e incentiva o turismo sustentável e a educação ambiental. Já rota ecológica é considerada como o conjunto de trilhas interligadas ou roteiros com diferentes modalidades de turismo ecológico, destinadas a promover a experiência do visitante em contato com a natureza.

“As trilhas e rotas ecológicas representam uma importante ferramenta para a valorização do patrimônio natural, incentivando não apenas a prática de atividades ao ar livre, mas também a conscientização sobre a importância da preservação ambiental. Por meio da interação com a natureza, os visitantes se tornam mais conscientes sobre a necessidade de conservar o meio ambiente e o que ele representa para as futuras gerações”, afirma o parlamentar.

Além disso, a proposta visa fomentar parcerias entre municípios, comunidades locais e proprietários de terras, promovendo o desenvolvimento econômico por meio do turismo sustentável. Segundo Meneguelli, essa colaboração pode gerar empregos e renda, especialmente para as comunidades que vivem nas proximidades das trilhas e rotas, contribuindo para o fortalecimento da economia local.

“A implementação dessa política é, portanto, uma ação estratégica que alia a conservação ambiental à promoção da cultura local e do turismo sustentável, contribuindo para a identidade e valorização do Espírito Santo como um destino ecoturístico”, finaliza o deputado.

O projeto será avaliado pelas comissões de Justiça, de Turismo, de Meio Ambiente e de Finanças, e depois segue para a votação do Plenário.

Acompanhe o andamento do PL 568/2024