PL que amplia gastos com publicidade de empresa pública é aprovada na Câmara

PL que amplia gastos com publicidade de empresa pública é aprovada na Câmara
Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária semipresencial. Na ordem do dia, a PEC 2/2017, que impede a extinção dos tribunais de contas estaduais (TCEs) e dos municípios, além dos municipais (TCMs). À bancada, em pronunciamento, senadora Simone Tebet (MDB-MS). Tribuna: senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). Mesa: presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG); secretário-geral da Mesa, Gustavo A. Sabóia Vieira. Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que aumenta de 0,5% para até 2% da receita bruta operacional o limite de despesas com publicidade e patrocínio por empresa pública e sociedade de economia mista em cada exercício, além de mudar limites de gastos em ano eleitoral. O texto segue para o Senado.

Pelas regras atuais, é possível atingir os 2% por proposta da diretoria justificada com base em parâmetros de mercado do seu setor e mediante aprovação pelo respectivo Conselho de Administração.

O substitutivo aprovado pelos deputados muda também o período mínimo de desvinculação da estrutura decisória de partido político ou de trabalho vinculado à organização, estruturação e realização de campanha eleitoral para que o indicado possa tomar posse em cargo de diretoria ou de conselho de administração de empresa pública e sociedade de economia mista da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. A mesma regra também foi estendida para as agências reguladoras.

 

Fonte: Agência Brasil