Política: deputado deve se filiar ao PP, mas mantém apoio à reeleição de Casagrande

Política: deputado deve se filiar ao PP, mas mantém apoio à reeleição de Casagrande

Eleito em 2018 para a Câmara Federal com a terceira maior votação da Bancada capixaba, quase 75 mil votos, o deputado Josias da Vitória (Cidadania) vai mudar de partido.
Ele deve se filiar ao PP a convite do novo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, que é também presidente nacional do Progressistas. O deputado ainda não bateu o martelo porque o Podemos também o convidou e com uma proposta mas ousada; disputar o Senado.

O deputado, no entanto, tende ir à reeleição. E no PP concorreria com aliados de peso político menor. O federal reeleito Evair Melo teve 48 mil votos, quatro mil votos a mais que o ex-deputado Marcus Vicente, que preside o PP no ES e é suplente da bancada.

“Ainda não está 100% alinhada a filiação dele, mas estamos torcendo que venha. Podemos eleger três federais”, disse Vicente. Evair após seu alinhamento com o governo Bolsonaro aumentou seu cacife eleitoral. E Vicente ocupa secretaria importante no governo Casagrande.

CASAGRANDE
Aliado do governador Renato Casagrande (PSB), Da Vitória diz que apoiará a reeleição do governador “desde que ele queira”, disse, em entrevista a AGENCIA CONGRESSO. “Sou parceiro dele. Tenho o compromisso de ajudá-lo, ele sendo candidato. Não vejo que esse cenário mude”.

O deputado que coordena a bancada capixaba desde 2019, também afirmou que espera a votação pelo Congresso das novas regras eleitorais, principalmente o polêmico distritão, que é a adoção como sistema para a eleição de deputados federais e estaduais nas eleições de 2022.

Por esse sistema, elege-se o candidato mais votado, diferentemente do atual sistema proporcional, que também leva em consideração os votos dados aos partidos.
Pela proposta, o “distritão” será uma transição para o sistema distrital misto, a ser adotado nas eleições seguintes para Câmara dos Deputados, assembleias legislativas e câmaras municipais.

IDEOLOGIA

Da Vitória se disse grato ao Cidadania, que o acolheu em 2018, mas deve deixar o partido. Antecessor do PPS, o Cidadania faz oposição ao governo federal, ao contrário do parlamentar capixaba, cada vez mais próximo de Bolsonaro.

Na visita que o presidente fez ao ES, em 10 de junho, Da Vitória chegou ao estado no avião presidencial. E Na Câmara tem votado sempre a favor das propostas do governo.
Ex-militar da PM, advogado, o deputado tem se aproximado cada vez mais do eleitorado bolsonarista no ES. Antes de ser eleito federal, Josias Mário da Vitoria foi deputado estadual por três vezes.

Reprodução Agência Congresso