“Profissionais da limpeza pública, esses tem o meu respeito!”, afirma vereador após recolher lixo nas ruas de Vitória
Com a paralisação de coletores de lixo nas cidades de Vitória, Serra e Cachoeiro de Itapemirim, sacolas de lixo ficaram acumuladas em diversos locais dos municípios. Vendo a situação crítica nas ruas, Anderson Goggi (PTB), vereador de Vitória, reuniu uma equipe para recolher o lixo espalhado em algumas regiões da capital durante todo o dia e parte da noite dessa terça-feira (22).
Na sessão realizada no plenário da Câmara Municipal de Vitória, nesta quarta-feira (23), Anderson direcionou sua fala em plenário para a limpeza pública da cidade e a paralisação dos coletores de lixo.
“No dia de ontem, nos reunimos com várias pessoas da nossa comunidade para recolher o nosso lixo. Muito se fala aqui dos profissionais de limpeza pública, dos nossos garis. Esses tem o meu respeito! Porque ontem nós vivemos um dia de gari e nos deparamos com lixo que tinha larva, rato morto, caco de vidro, tudo que vocês pensarem tinha no lixo da nossa cidade e é essa categoria que mantém o município limpo. Então, fica aqui o meu respeito pela reivindicação desses profissionais que estão solicitando um alimento de qualidade e melhorias para toda a categoria”, afirmou.
O vereador também parabenizou o trabalho de sua equipe voluntária que participou da ação com muito empenho e agradeceu o responsável pela Central de Serviços da Prefeitura de Vitória, secretário Léo Formigão, que disponibilizou material para que Goggi e sua equipe pudessem fazer o serviço de coleta de lixo.
“Aqui vai ficar uma saudação para o secretário que tá dando show na cidade de Vitória, Léo Formigão, que também foi para as ruas com sua equipe recolher lixo de madrugada. Além de disponibilizar equipamentos, como luvas, para que pudéssemos recolher os materiais. Parabenizo o secretário pela coragem e pela garra que esse cidadão tem em trabalhar em prol da nossa cidade”, reiterou o vereador das comunidades.
Anderson realizou a ação na região da grande Maruípe, na qual foram recolhidos aproximadamente oito caminhões de lixo. “Graças a Deus a greve finalizou nessa madrugada, com isso o serviço de limpeza pública está sendo restabelecido na cidade de Vitória. Afirmo que o importante é a gente viver um dia de serviço dessa categoria para saber o duro que eles dão no dia a dia, então vai ficar aqui o meu respeito e a minha saudação a todos profissionais de limpeza, principalmente os coletores que sofrem dia e noite na nossa cidade para manter ela limpa”, concluiu o parlamentar.
Justiça determina volta da coleta de lixo e varrição de ruas
O Tribunal Regional do Trabalho (TRT-ES) determinou a retomada de 90% das atividades dos trabalhadores que realizam os serviços de varrição e jardinagem de ruas e coleta de lixo domiciliar nas cidades de Vitória, Serra e Cachoeiro de Itapemirim.
A decisão judicial, publicada na tarde desta terça (22), foi assinada pelo desembargador Marcello Maciel Mancilha, presidente do TRT, que determinou também a coleta de 100% do lixo hospitalar. De acordo com a decisão judicial, está proibida a adoção de meios violentos para impedir a execução dos trabalhos, assim como a obstrução de entrada e saída dos locais de trabalho.
Caso descumpra tais normas, o sindicato que representa a categoria está sujeito a pagar uma multa diária de R$ 50 mil.
As prefeituras de Vitória, Serra e Cachoeiro de Itapemirim afirmaram que, a partir da decisão, notificarão as empresas responsáveis pelos serviços de coleta para que eles sejam retomados.
Texto: Assessoria Anderson Goggi / Informaçõe G1ES
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui