Projeto de qualificação é tema de reunião na Ales
O secretário estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Bruno Lamas, foi o convidado da reunião da Comissão de Ciência e Tecnologia desta segunda-feira (28). O ex-deputado veio falar sobre os programas de qualificação e demais ações que o governo do Estado vem desenvolvendo na pasta.
Uma das principais apostas da secretaria é a capacitação. De janeiro a agosto deste ano a Secti já ofertou mais de 20 mil cursos presenciais e cerca de 40 mil cursos on-line. “Não há inovação sem talentos, não há inovação sem educação. A educação é a base de tudo e não seria diferente na inovação em tecnologia”, afirmou o secretário.
“Nós entendemos que um ambiente de inovação saudável precisa reunir academia, empresas e poder público, que é o timoneiro de um ambiente de inovação, através de programas, ações, ambientes. Quando você consegue reunir tudo isso, você consegue promover inovação e ela pode trazer resultados positivos tanto para a economia, quanto para o desenvolvimento social e sustentável do Estado”, complementou Lamas.
Os cursos fazem parte do programa “Qualificar ES”, que aposta na capacitação presencial, virtual e semipresencial. O programa já atendeu 67 municípios do Espírito Santo e a meta do governo é alcançar todas as 78 cidades capixabas até o mês de setembro. “Nós precisamos muito cuidar da inovação tecnológica do nosso estado. Esse é um desafio pra gente e estamos focados nisso”, avaliou.
A reunião foi conduzida pelo presidente do colegiado, deputado Pablo Muribeca (Patri). O parlamentar acredita que a comissão pode contribuir com o governo para levar inovação a todas as regiões do estado. “Espero que a nossa comissão possa ajudar o governo do Estado a progredir, com essa força de vontade política. A inovação precisa alcançar o sul, o norte, a Região Metropolitana, todos os cantos do Espírito Santo. Se tiver força de vontade política, dá pra fazer acontecer”, concluiu.
Fonte: Ales
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.