Projeto quer prazo de 60 dias para motoristas renovarem CNH

Projeto quer prazo de 60 dias para motoristas renovarem CNH

Está tramitando na Câmara dos Deputados um Projeto Lei que estende por mais 60 dias a validade da  Carteira Nacional de Habilitação (CNH), após o prazo de renovação, para a condução de veículo e, também, como documento oficial de identidade.

De acordo com informações da Agência Câmara de Notícias, consultadas pela reportagem do Folha Vitória, a proposta é do deputado José Nelto (PP-GO).

O texto da matéria altera, ainda de segundo a Agência Câmara, o Código de Trânsito Brasileiro, que atualmente condiciona a validade da CNH ao prazo de vigência do exame de aptidão física e mental, que deve ser renovado periodicamente. O código classifica como infração gravíssima dirigir o veículo com a carteira vencida há mais de 30 dias.

Com a medida, ao autor do projeto pretende permitir aos motoristas de menor renda que possam se organizar para renovar o documento, conforme a justificativa da proposta apresentada pelo deputado.

“Faz-se necessário um pequeno reajuste nos dias após o vencimento do exame de aptidão física e mental, para que uma simples renovação não vire uma multa ou até uma apreensão”, defende Nelto.

Tramitação

A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

*Com informações da Agência Câmara de Notícias