Secretário Tarcísio Föeger Informa CPI sobre Qualidade do Ar em Vitória

Secretário Tarcísio Föeger Informa CPI sobre Qualidade do Ar em Vitória

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a qualidade do ar de Vitória, presidida pelo vereador Leonardo Monjardim (Patriotas), mais conhecida como CPI do Pó Preto, realizou sua terceira reunião operacional nesta segunda-feira (18/11), e teve como convidados: a “Juntos SOS ES Ambiental”, presidida pelo ambientalista Eraylton Moreschi, e o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Vitória (Semmam), Tarcisio Föeger. Participaram da reunião o vice-presidente, André Moreira (PSOL), o relator Duda Brasil (União), e o vereador membro Davi Esmael (PSD).

Inicialmente o ambientalista Eraylton Moreschi apresentou didaticamente suas expectativas em relação ao CPI. Ele afirmou que o segundo semestre de 2022 apresentou resultados muito baixos e atípicos, comparados aos mesmos meses nos anos anteriores e no ano seguinte. “A Semmam analisou os resultados de 2009 a 2021 e não foi encontrado evento semelhante a este de 2022!”, alertou o ambientalista. “Queremos que o IEMA responda às constantes solicitações de informações e esclarecimentos que os órgãos municipais fazem sobre dificuldade no diálogo e falta de interlocução do atual diretor presidente”. E acrescentou:

“Estamos aqui para debater os Termos de Ajuste de Conduta (TACs) 035 (Vale) e 036 (ArcellorMittal), assinados em 2018”, focou o ambientalista.

Por sua vez, o secretário Föeger corroborou com as informações oferecidas por pelo ambientalista Eraylton Moreschi e, em seguida, fez uma detalhada exposição do problema de fiscalização da pó preto em Vitória. Segundo ele, desde Julho do ano passado não recebe os dados do Iema. “Estamos insistindo, mas não há retorno”, resumiu.

“No mês de outubro de 2023 a poluição por pó preto na cidade de Vitória foi representativa e impactante na qualidade de vida de seus moradores. Mas sem os dados do Iema é impossível avaliar”, destacou. Mas também acrescentou que passos positivos vêm sendo dados pelo município para a melhoria da qualidade do ar em Vitória, ainda que haja muito por fazer.

Durante a reunião, ficou acordado que será preciso ouvir os ténicos do IEMA antes de ouvir os representantes.  Todas as reuniões da CPI do Pó Preto serão transmitidas ao vivo pelos canais oficiais da CMV.

Texto: Mágda Carvalho
Foto: Vitor Junquilho